É falsa publicação que mostra apoio de Ciro a Bolsonaro no 2º turno

O material compartilhado nas redes sociais é uma montagem e foi manipulado. Até às 11 horas desta terça-feira, 4, Ciro Gomes não declarou apoio oficial a nenhum candidato, em nenhuma rede social

11:26 | Out. 04, 2022

Por: Filipe Pereira
Checagem O POVO (foto: Reprodução)

É falsa uma publicação que está sendo compartilhada em que o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) aparece no Twitter declarando apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno das eleições de 2022. No conteúdo, o pedetista aparece ao lado de Bolsonaro fazendo o número 12 com as mãos, em registro que foi realizado no debate da Globo, no dia 29 de setembro.  

"Apesar de várias divergências, nesse segundo turno apoiarei o Bolsonaro contra a volta de toda a roubalheira do PT e sua quadrilha", diz texto de publicação atribuída a Ciro Gomes no Twitter. O material compartilhado nas redes sociais é uma montagem e foi manipulado. Até às 11h desta terça-feira, 4, Ciro Gomes não declarou de apoio oficial a nenhum candidato, em nenhuma rede social.

A última publicação de Ciro foi realizada antes dos resultados das urnas do último domingo, 2 de outubro, às 14h37min, onde o ex-presidenciável aparece compartilhando o relato de um eleitor em sua conta. No Instagram, a última publicação do ex-ministro é uma foto dele na cabine eleitoral.

No Facebook, ele compartilhou o vídeo da coletiva de imprensa em que ele pede mais algumas horas para decidir como se posicionar no segundo turno. Desde então, Ciro Gomes não fez nenhuma outra declaração.

A foto utilizada na publicação falsa foi realizada durante o debate da TV Globo no dia 29 de setembro e publicada por Ciro no Twitter no dia 1º de outubro. No post original, escreve um pedido de voto aos eleitores e faz o número 12 com as mãos. Apesar de Bolsonaro aparecer na foto, não há nenhuma menção ao presidente. 

Bom dia meu Brasil! Amanhã é dia de apertar o 12 e se livrar dessa polarização cheia de ódio, incompetência e ladroeira que tá afundando nosso país. Vamos juntos!! pic.twitter.com/iVae3EKB7F

— Ciro Gomes 12 (@cirogomes) October 1, 2022

No domingo, Ciro ficou em quarto lugar na disputa pela Presidência da República e se disse "profundamente preocupado" com os rumos do País. Com 100% das urnas apuradas, o ex-ministro obteve apenas 3,6 milhões de votos. Após o resultado, ele pediu tempo para se pronunciar sobre o 2º turno. 

A perspectiva é que o PDT anuncie sua posição ainda nesta terça-feira, 4. A previsão foi dada ao O POVO pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Ele foi questionado se deve haver reunião com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou Gleisi Hoffmann, dirigente do PT, para discutir eventual adesão ao petista, e se isso incluiria Ciro, candidato a presidente derrotado, ou o senador Cid Gomes.