Tiririca, que já foi campeão de votos, é reeleito deputado com apenas 71 mil votos

Na sua primeira eleição, em 2010, o humorista ficou conhecido por usar o slogan político "Tiririca, pior que está não fica", sendo eleito com 1,3 milhões de votos em São Paulo

15:40 | Out. 03, 2022

Por: Filipe Pereira
Tiririca, deputado federal por São Paulo (foto: NILSON BASTIAN)

O deputado federal Tiririca (PL-SP) foi reeleito pela quarta vez para a Câmara dos Deputados nas eleições deste ano, porém, com 71.754 votos, menor número de eleitores do que as eleições passadas em que obteve vitória nas urnas. Na sua primeira eleição, ele ficou conhecido por usar o slogan político "Tiririca, pior que está não fica" e teve uma votação avaliada como voto de protesto.

Quando se candidatou em 2010, pela primeira vez, o humorista foi eleito com 1.348.295 votos em São Paulo. Quatro anos depois, ele recebeu 1.016.796.  Na última eleição, em 2018, o humorista conseguiu vaga na Câmara com 445.521. Um ano antes, ele chegou a dizer que deixaria a vida pública, mas voltou a se candidatar. 

Nas eleições deste ano, o deputado só conseguiu a sua vaga no Congresso Nacional porque está no PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. Já que foi a legenda que teve três dos quatro candidatos mais votados do estado.

Durante o pleito, o político confirmou presença na disputa após ameaçar desistência caso o partido transferisse seu número nas urnas para Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se filiou à legenda em fevereiro de 2022, após a chegada do pai. 

Desde 2010, o humorista usava o código 2222. Entretanto, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse que o número seria transferido para o filho de Bolsonaro."O Tiririca é muito importante para o PL. Mas, se ele desistir de ser candidato, paciência", afirmou na época.