PL de Bolsonaro elege maior bancada e direita avança na Câmara dos Deputados

Federação do PT tem segunda maior bancada da Casa

18:13 | Out. 03, 2022

Por: Israel Gomes
A Câmara dos Deputados. (foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O partido do presidente Jair Bolsonaro (PL) elegeu a maior bancada da Câmara dos Deputados nas eleições de 2022. A votação deste domingo, 2, tornou o Congresso Nacional mais favorável a pautas conservadoras, já que os parlamentares de direita, com predomínio das legendas do centrão, avançaram no Congresso Nacional.

A sigla do atual chefe do Executivo, que disputa a reeleição contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conquistou 99 parlamentares, um acréscimo de 23 novas cadeiras em relação ao pleito passado, em 2018.

Contando os políticos eleitos pela coligação do político que, além do PL, contou com Progressistas (PP) e Republicanos, sigla ligada a Igreja universal, a base formada pelo gestor nessas eleições é de 187 vagas.

No campo da direita, o União Brasil, resultante da fusão de PSL e Democratas, que integra o núcleo duro do chamado Centrão, conseguiu 58 cadeiras. O PSD, de Gilberto Kassab, por sua vez, elegeu 42 parlamentares.

Na base do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi líder no primeiro turno das eleições, a federação "Brasil da Esperança" (PT, PC do B e PV) conseguiu 82 deputados. Além destas legendas, o arco de alianças com dez partidos que integram sua coligação asseguraram mais 42 cadeiras. Também participam da coalizão PSB, Solidariedade, Psol, Rede, Agir, Avante e Pros.

Somando esses parlamentares ao PDT, que conseguiu 17 vagas na Câmara e pode vir a integrar a base direta do petista em um eventual governo, o petista teria ao menos 140 deputados.

Eleições no Ceará

No Ceará, a ala bolsonarista e os partidos de direita saíram fortalecidos. O PL do presidente dividirá, junto com o PDT, a maior bancada de políticos do Estado na Câmara, com cinco deputados, cada. O mais votado foi André Fernandes (PL), que recebeu os sufrágios de mais de 229 mil pessoas.

Na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), PL e União Brasil, juntos, somaram oito vagas. O mais votado foi o bolsonarista Carmelo Neto (PL), que obteve a preferência de 118.603 votos do eleitorado.