Roberto Cláudio sobre retomar aliança PT-PDT: "Não guardo mágoas"
Candidato pedetista frisou "ser movido por projetos". Ele votou durante a manhã acompanhado da família e de aliadosCandidato ao Governo do Estado pelo PDT, Roberto Cláudio se diz confiante de chegar ao segundo turno, embora esteja em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais mais recentes. Questionado pelo O POVO sobre a possibilidade de retomar a aliança com o PT, o pededista afirmou que "não faz política movido à mágoas pessoais". "Isso não estabelece nada de produtivo para o povo. Faço política por projeto, contribuindo naquilo que acho importante. É isso que me move", acrescentou.
Ele frisou que, no momento, pede ao povo para liderar o projeto do Ceará durante quatro anos. Por volta das 11h30, Roberto Cláudio votou no Colégio Batista, na Aldeota.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ele estava acompanhada da esposa e das duas filhas, além de apoiadores, como o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), o vice da chapa, Domingos Filho (PSD), e o senador Tasso Jereissati (PSDB). RC afirmou que a campanha pedetista "não foi contra ninguém".
"A campanha estabelecia os seus alicerces em dois sentimentos: a verdade e a liberdade. A verdade de poder reconhecer coisas boas que estão acontecendo e que precisam ser mantidas, ampliadas e fortalecidas, mas também a liberdade de interpretar as angústias, as críticas e poder apresentar as soluções futuras para elas", defendeu.
Já o atual prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), destacou que irá "preservar as relações institucionais", independente do resultado das urnas para o Governo do Ceará.
Antes, os depetistas acompanharam a votação do candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, que votou na sede da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), em Fortaleza. Questionado sobre a briga com os irmãos, ele afirma que "isso vai sangrar até o último dos meus dias".
Colaborou Gabriel Borges
Quais são os cargos disputados nas eleições 2022?
Ao chegar em seus respectivos locais de votação, os eleitores puderam escolher seus candidatos para cinco postos disponíveis: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.
Deputado federal
Deputados federais representam o povo brasileiro na esfera nacional. A eles, cabe elaborar leis que possuam abrangência em todo o território do Brasil, além de trabalharem como fiscalizadores de quem estiver atuando como Presidente da República.
Uma de suas atribuições mais notórias é a criação das CPIs, as Comissões Parlamentares de Inquérito, que são formadas por meio de um requerimento feito por, pelo menos, um terço dos parlamentares.
Total de assentos: 513 (proporcional ao número de eleitores de cada estado)
Mandato: 4 anos
Deputado estadual
Os deputados estaduais representam a população do estado de seus eleitores. Como integrantes da Assembleia Legislativa, é dever dos deputados zelar pelo corpo das leis estaduais, propondo, revogando, emendando ou alterando a legislação. Uma das suas atribuições é fiscalizar os gastos do governo estadual.
Total de assentos: 1.035 (Brasil), 46 (Ceará)
Mandato: 4 anos
Senador
Os senadores têm a função de representar seus estados no Congresso Nacional. Além das funções compartilhadas com os integrantes da Câmara dos Deputados, como legislar e fiscalizar os atos do Poder Executivo, existem funções específicas aos senadores.
Um exemplo dessas funções específicas é a possibilidade de, a partir de determinação feita na Constituição Federal de 1988, que os senadores julguem e processem crimes de responsabilidade perpetrados por presidente, vice-presidente, comandantes das Forças Armadas, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), procurador-geral da República e o advogado-geral da União, entre outros.
Total de assentos: 81 (três por estado).
Mandato: 8 anos (eleitos de 4 em 4 anos; são eleitos, alternadamente, um senador e dois senadores a cada 4 anos, renovando a bancada do Senado.)
O governo do estado do Ceará é sediado no Palácio da Abolição, a sede do poder Executivo estadual. Conheça mais sobre as eleições de 2022 e as principais datas até o pleito. Foto: Divulgação / Governo do Estado do Ceará
Governador
O governador ou governadora é o representante do Poder Executivo na esfera estadual. Quem é eleito para o cargo pode escolher seus secretários, que chefiam os diversos departamentos de âmbito administrativo que constroem e viabilizam o funcionamento de uma determinada Unidade da Federação.
Uma das atribuições de um governador que mais aparecem na mídia é a de responsável pela segurança pública do estado; colaboram nessa função as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros de cada unidade federativa.
Total de assentos: 28 (27 estados + Distrito Federal)
Mandato: 4 anos
Presidente da República
Quem é eleito para o posto de Presidente da República tem a função primordial de zelar pela unidade da nação, servindo como uma figura, um “símbolo” de representação do povo brasileiro.
Cuidar da integridade nacional, defender a independência, estabelecer um plano de governo claro com diretrizes administrativas, orçamentárias, legislativas entre outras, e guiar a direção diplomática do corpo internacional brasileiro são algumas das atribuições desse cargo.
Uma das funções de um presidente, chefe do Executivo, que se relaciona com os outros poderes, de forma a estruturar um sistema de vigilância mútua, é a nomeação de chefes de ministérios, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do advogado-geral da União.
Eleições 2022: Agregador de Pesquisas O POVO
O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.
Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.
O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.
O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.
Eleições 2022: acompanhe a cobertura do O POVO
- Canal Eleições, com tudo da cobertura eleitoral no Ceará e pelo Brasil: opovo.com.br/eleicoes-2022
- Programa Jogo Político: terça-feira, às 14h30min, com entrevistas de personalidades da política cearense e brasileira. Ao vivo no Youtube, Twitter e Facebook do O POVO
- Podcast Jogo Político: quarta-feira, às 10 horas, com análise dos fatos da semana. Ao vivo, no Youtube e Facebook do O POVO. Disponível também nas plataformas de áudio: Apple podcasts, Spotify, Amazon Music, Google Podcasts e Radio Public
Siga Jogo Político no Twitter: @jogopolitico
Inscreva-se para receber a Newsletter do O POVO
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente