Eleições 2022: TSE determina que Bolsonaro e sites removam publicação que Marcola declara voto em Lula
TSE determinou que informação divulgada com "exclusividade" e repercutida por Bolsonaro em que Marcola declarava voto em Lula, é falsa; entendaO ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que Jair Bolsonaro (PL), o site "Antagonista" e demais pessoas e veículos, apaguem informações de que Marcola, apontado como líder da facção criminosa PCC, falava sobre as Eleições 2022 e supostamente afirmava que Lula (PT) era seu candidato.
Moraes afirmou que a informação de que Marcola declarou voto em Lula é "fato sabidamente inverídico e descontextualizado" e que não poderia ser tolerado pelo TSE.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Brasil: Eleições 2022 ao vivo: VEJA últimas notícias do dia de votação
"Lula também é sem futuro, só que entre os dois, não dá nem para comparar um com o outro", afirma nos áudios e imagens divulgadas.
Alexandre Moraes considerou que Marcola não declarou voto em Lula, como informava a matéria publicada no site Antagonista e repercutida por Bolsonaro. O portal divulgou partes de diálogos interceptados pela Polícia Federal (PF), em maio do ano passado, em que Marcola comentava sobre o cenário eleitoral do Brasil.
Caso os conteúdos não sejam apagados, a multa será de R$ 100 mil.
"Os diálogos transcritos, além de se relacionarem a condições carcerárias, apresentam apenas conotação política, pois retratam suposta discussão de Marcola e outros interlocutores a respeito de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Embora o teor dos diálogos revele uma discussão comparativa entre os candidatos, não existe declaração de voto, fato constante no próprio título da notícia", escreveu o ministro.
Eleições 2022: lista de nomes que deverão remover os conteúdos com informação falsa:
Segundo a liminar, pessoas e veículos abaixo devem apagar as informações falsas:
- Portal O Antagonista
- Jair Messias Bolsonaro
- Flávio Nantes Bolsonaro
- Eduardo Nantes Bolsonaro
- Kim George Borja Paim
- Rádio Panamericana S.A. (Rádio Jovem Pan - Jovem Pan News)
- J. Pinheiro Tolentino Filho Eireli - Jonal da Cidade On-Line
- Silvou Navarro Perejon Júnior
- Terra Brasil Notícias
- Milton Neves Filho
- Cládio Dantas Sequeira
- Beatriz Kicis Torrents de Sordi
- Paulo Eduardo Lima Martins
- Carla Zambelli Salgado
- Leandro Panazollo Ruschell
- Barbara Zambaldi Destefani
- Gustavo Gayer Machado de Araújo
- Adrilles Reis Jorge
- Flavia Ferronato
Agregador de Pesquisas O POVO
O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.
Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.
O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.
O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.
Acompanhe a cobertura do O POVO
Canal Eleições, com tudo da cobertura eleitoral no Ceará e pelo Brasil: opovo.com.br/eleicoes-2022
Programa Jogo Político: terça-feira, às 14h30min, com entrevistas de personalidades da política cearense e brasileira. Ao vivo no Youtube, Twitter e Facebook do O POVO
Podcast Jogo Político: quarta-feira, às 10 horas, com análise dos fatos da semana. Ao vivo, no Youtube e Facebook do O POVO. Disponível também nas plataformas de áudio: Apple podcasts, Spotify, Amazon Music, Google Podcasts e Radio Public