Eleições 2022: Alexandre de Moraes elogia maturidade política na votação
Em coletiva de imprensa, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, demonstrou satisfação com o andamento das eleições 2022Após votar na manhã deste domingo, 02 de outubro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, participou de uma coletiva de imprensa, por volta das 15 horas, e descreveu a votação como "tranquila e harmoniosa". Ele ainda elogiou a maturidade demonstrada por todos os lados políticos.
"Eleição absolutamente tranquila, um clima tranquilo", afirmou. Após ser questionado sobre alguns casos polêmicos envolvendo as eleições, como o jovem preso em Campo Grande por colar as teclas de uma urna eletrônica, o ministro afirmou que são poucos casos, não sendo suficientes para abalar a votação. "Nada diferente das outras eleições", declarou. "Reitero aqui a maturidade da sociedade, de todos os lados ideológicos", acrescentou.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Moraes também comentou sobre a restrição de armas e celulares. Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reiterou a proibição do uso de celulares na cabine de votação e do porte de armas nas imediações das seções eleitorais, normas já previstas na legislação brasileira há anos. De acordo com o ministro, eleitores que desrespeitarem às regras serão investigados por crime eleitoral.
"Dia de eleição não é dia de arma. Eu digo, disse e repito, a arma do eleitor é o voto. Não se justifica que no dia de eleição, quando há uma aglomeração maior de pessoas, as pessoas saiam para praticar tiro. Tem outros dias para isso", declarou.
Moraes ainda garantiu que todos os eleitores que estiverem em filas nas suas seções eleitorais até às 17 horas irão votar e ressaltou que o resultado será divulgado ainda hoje, mas não confirmou horário específico de divulgação para evitar especulações caso tenha atrasos. "Estamos satisfeitos com o andar das Eleições 2022", pontuou.
O ministro lembro lembrou que pela primeira vez o TSE divulgará todos os boletins de urna pela internet. Os dados serão divulgados a partir das 17 horas através das redes sociais do TSE. Nas eleições passadas, os boletins eram disponibilizados somente impressos nas portas das seções eleitorais.