SSPDS reúne representantes de segurança para acompanhar eleições

Secretaria instalou o Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC) em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral para garantir segurança nas zonas eleitorais

14:52 | Out. 02, 2022

Por: Lennon Costa
SSPDS reúne representantes das Forças de Segurança no Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC) para acompanhamento da Operação Eleições 2022 (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e órgãos parceiros, instalou o Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC) nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral.

A instalação tem o intuito de garantir que os cearenses votem em segurança nas 123 zonas eleitorais do Estado. Os trabalhos se iniciaram no início da manhã deste domingo, 2, na sede da SSPDS, em Fortaleza. O objetivo do GGEC é que os responsáveis pelos órgãos envolvidos na operação estejam juntos para que a tomada de decisões, quando necessária, possa ocorrer de forma mais rápida.

O secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, em sua fala de abertura destacou que o dia de hoje é muito especial e inspira cuidados, destacando que a atenção no momento não é só com as questões eleitorais, mas também com crimes comuns, em especial os de violência política.

"Estamos contando com o maior efetivo já utilizado para um pleito eleitoral, que são 12 mil integrantes das Forças da Segurança Pública do Estado, formados pela Polícias Militar, Civil, Corpo Bombeiros e Perícia Forense. Também trabalhamos com a parceria da Guarda Municipal de Fortaleza, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Exército Brasileiro”, informou.

O comandante da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Márcio Oliveira, informou que todos municípios do Estado receberam reforço da corporação com o envio das tropas desde o início da semana. “Nossa preocupação, além de estarmos nos locais de votação, é garantir a tranquilidade para que os eleitores possam votar e exercer o seu papel de cidadão”, frisou.

Já o titular da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), delegado-geral Sérgio Pereira informou que nas cidades do interior que não estão contando com representantes da Polícia Federal, a Polícia Civil está atuando nos crimes eleitorais e nos comuns.

Outras cidades

Além de Fortaleza e Juazeiro do Norte, a Polícia Federal está com equipe nas cidades de Sobral, Crateús, Tianguá, Quixeramobim, Iguatu, Milagres, Tauá, Jaguaribe, Russas, Baturité, Campos Sales, Canindé, Itapipoca, Aracati e Camocim.