Eleições 2022: Sergio Moro ganha disputa ao Senado no Paraná
Ele ocupará a cadeira de Álvaro Dias e ficará até 2030
22:54 | Out. 02, 2022
Com 99,88% das urnas apuradas, o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, candidato ao Senado no Paraná, venceu a eleição com 33,51% dos votos. A porcentagem equivale a mais de 1,9 milhão de pessoas apoiadoras do candidato. Paulo Martins (PL), 29,13%, e Álvaro Dias (Podemos), 23,94%, foram os que chegaram mais próximos à disputa.
Moro disputou as eleições no Paraná após tentar concorrer por São Paulo, mas teve sua transferência de domicílio eleitoral negada pela Justiça Eleitoral. Ele estará no ofício até 2030. Quem estava no cargo era Álvaro Dias, que não conseguiu se reeleger.
A lista com os demais candidatos mostrou a presidente do Partido Verde, Rosane Ferreira, com 8,14%, Desiree (PDT - 2,24%), Aline Sleutjes (PROS -1,54%), Orlando Pessuti (MDB - 1,09%), Laerson Matias (PSOL - 0,31%), Roberto França (PCO - 0,06%) e Dr. Saboia (PMN - 0,04%).
De acordo com a apuração, os paranaenses elegeram Jair Bolsonaro (PL) neste primeiro turno, somando 55,27% do eleitorado ao atual presidente. Luiz Inácio "Lula" da Silva ficou em segundo, com 35,99%.
Quem é Sergio Moro
Sergio Fernando Moro, 50 anos, nasceu em Maringá, no norte do Paraná. É casado com a advogada Rosângela Wolff Moro, que disputa para deputada federal por São Paulo. Eles têm dois filhos.
Em 2018, após a vitória de Jair Bolsonaro (PL) à presidência da República, ele foi convidado a comandar o Ministério da Justiça, tendo pedido exoneração do cargo de juiz federal para assumir o posto no governo federal. Em abril de 2020, no entanto, Moro deixou o cargo após Bolsonaro ter exonerado o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Leite Valeixo.
O ex-juiz formou-se em direito na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e fez aperfeiçoamento na escola de direito da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Concluiu o mestrado em Direito do Estado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o doutorado pela mesma instituição, na área de direito constitucional.