Eleições 2022: Polícia Federal atuou em 17 municípios no Ceará

Operação resultou em prisão em flagrante, com duas pessoas presas; seis TCOs, sete pessoas autuadas e os outros oito procedimentos

19:41 | Out. 02, 2022

Por: Mirla Nobre
Mais de 190 policiais trabalharam na operação das eleições neste 1º turno no Ceará (foto: THAÍS MESQUITA)

A Polícia Federal atuou em 17 municípios cearenses no 1º turno das eleições, que ocorreu neste domingo, 2. A operação foi realizada em Fortaleza, Juazeiro do Norte e em mais 15 cidades espalhadas pelo Estado. As atividades resultaram em prisão em flagrante, com duas pessoas presas por crime de propaganda eleitoral.

Os municípios onde a PF atuou foram escolhidos de acordo com a quantidade de eleitores, histórico de ocorrências eleitorais e a importância em cada determinada região onde essa cidade se encontra.

Veja a lista das cidades:

- Fortaleza
- Juazeiro do Norte
- Aracati
- Baturité
- Camocim
- Campos Sales
- Canindé
- Crateús
- Iguatu
- Itapipoca
- Jaguaribe
- Milagres
- Quixeramobim
- Russas
- Sobral
- Tauá
- Tianguá

Mais de 190 policiais trabalharam na operação. As informações foram atualizadas durante coletiva de imprensa realizada no fim da tarde deste domingo, 2, na sede da Superintendência Regional da PF no Ceará, no bairro de Fátima, em Fortaleza.

No balanço, ainda consta seis Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs), sete pessoas autuadas e os outros oito procedimentos. De acordo com a PF, novos procedimentos vão ser avaliados pela Corregedoria Regional para verificar se é o caso de instauração de inquérito e qual o tipo penal a ser aplicado. 

Além do policiamento das atividades eleitorais, nas atividades preventivas e também repressivas do judiciário, a Polícia Federal também participou na segurança dos candidatos à presidência da república.

Apreensões

A operação resultou também na apreensão em dinheiro de R$ 18.126, dois telefones celulares, vale combustível, papéis e anotações diversas e farto material de propaganda eleitoral.

A delegada da Polícia Federal, Alexsandra Reis, informou que a operação ocorreu como planejado.

“Tudo correu bem, de acordo com o planejamento que a gente já havia previsto, principalmente pelo trabalho preventivo que a gente fez para que as eleições ocorressem de forma tranquila e tivemos ocorrências que foram atendidas conforme a demanda chegou aqui na Superintendência”, disse.

Com informações da repórter Cristina Brito