Eleições 2022: Capitão Wagner vota em Fortaleza

O candidato do União Brasil fez aceno a adversários que, eventualmente, não cheguem ao 2º turno

09:17 | Out. 02, 2022

Por: Redação O POVO
Capitão Wagner votou no bairro da Parquelândia, em Fortaleza, acompanhado da candidata ao Senado, Kamila Cardoso (foto: Fernanda Barros/ O POVO)

O candidato ao Governo do Ceará pelo União Brasil, Capitão Wagner, chegou para votação neste domingo, 2, em Fortaleza.

O candidato votou no Colégio Maximus, no bairro Parquelândia, ao lado da candidata ao Senado Kamila Cardoso (Avante) e a esposa, Dayany Bittencourt (União Brasil), que também é candidata à deputada federal.

Também estavam presentes lideranças políticas como o senador Eduardo Girão (Podemos); o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil); e o ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara (PSDB).

"Espero que mais tarde a gente possa fazer uma grande festa. Fiz uma campanha linda e sem dúvida nenhuma a expectativa é de uma vitória no primeiro turno. Se tiver segundo turno, serão mais quatro semanas de dedicação", afirmou o candidato.

O candidato do União Brasil fez aceno a candidatos que, eventualmente, não cheguem ao 2º turno. “Dialoguei com todos os líderes de partidos e a perspectiva é de que, saindo o resultado, a partir de amanhã a gente possa sentar com pessoas que, porventura, não estejam no 2º turno, se ele acontecer”, pontuou.

Ele acrescentou que eventuais articulações por apoio no segundo turno devem ocorrer com naturalidade. “Não vai ter dificuldade nenhuma para conversar com quem quer que seja, dos dois lados (referindo-se aos adversários mais bem pontuados nas pesquisas de intenção de voto). Tem um acesso muito bom e a perspectiva é de muito diálogo, de muitas reuniões pra que a gente possa iniciar o segundo turno bem forte”, afirmou.

Capitão Wagner disse ainda que, se eleito, vai dialogar com diferentes partidos. No Legislativo, o candidato afirma que a expectativa é a de eleger cinco deputados federais e até sete deputados estaduais. "Time está muito forte e é importante pra gente iniciar uma gestão", frisou. Nesse sentido, ele destacou a participação da candidata ao Senado, Kamila Cardoso, e do candidato a vice, Raimundo Matos.

“Foram quinze meses de dedicação. A gente teve uma chapa feita com muito critério, com muita responsabilidade, com Raimundo Matos na vice e Kamila Cardoso no Senado”, ressaltou.

Nesse sentido, após votar, Capitão Wagner acompanhou o voto de Kamila, no bairro Papicu, em Fortaleza, e de Raimundo Matos, em Maranguape.

Vice faz analogia com 1986

Por sua vez, o candidato a vice-governador Raimundo Matos fez uma analogia do pleito de 2022 com o de 1986, quando foi eleito o governador Tasso Jereissati, ao se referir à base nos municípios construída pelo ex-governador Camilo Santana (PT) para apoiar o candidato Elmano de Freitas (também do PT).

"Naquela época, o então governador Adauto Bezerra também tinha apoio da maioria dos prefeitos, mas a gente observa na população aquele desejo de ter um modelo e um projeto alternativo", avaliou.

Com informações do repórter Adriano Queiroz