Em Sobral, Ciro ataca Elmano: "Destruiu a educação de Fortaleza"
Candidato a presidente participou de carreata em sua cidade natal na noite de sexta-feira, 30, a dois dias do primeiro turno das eleiçõesO candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) fez ataques ao candidato a governador Elmano Freitas (PT) ao relembrar o período em que o petista foi secretário de Educação de Fortaleza, na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT).
Ao ser questionado sobre o contexto da disputa pelo Palácio da Abolição, Ciro disse que a educação do Ceará "não pode cair na mão de quem teve a oportunidade de ser secretário e destruiu a educação pública de Fortaleza". A declaração foi feita em Sobral na noite desta sexta-feira, 30. Ele também afirmou que a segurança pública do Estado está em "situação crítica" e defendeu que Roberto Cláudio é "disparado o melhor candidato".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao lado de RC, Ciro participou de carreata pelas ruas de Sobral. O ato, que marcou o encerramento da campanha presidencial do pedetista, não teve a participação dos irmãos de Ciro, Ivo e Cid Gomes. Ambos mantém posição de neutralidade em relação à eleição estadual e apoiam o candidato do PT, o ex-governador Camilo Santana, na corrida ao Senado.
O ritual de encerrar as atividades de campanha no berço político da família já havia sido repetido por Ciro nas disputas anteriores ao Planalto, em 1998, 2002 e 2018. Essa, contudo, é a primeira vez que Cid e Ivo não estavam ao lado do irmão, reflexo da divisão familiar após o racha da aliança entre PT e PDT, que durou mais de 16 anos no Ceará.
Falando sobre o cenário político local, Ciro disse que encerrar a campanha em Sobral tem uma importância simbólica e falou que tem sofrido "sofrimento e humilhação", sem mencionar nomes.
"[Sobral] É minha terra, meu povo. É para onde eu vou voltar. Um dia, quando a vida me faltar é aqui que eu quero ser enterrado. [...] Pouco me importa o sofrimento e a humilhação que eu tenho sofrido nesse momento. Importa defender o Ceará", disse.
Na carreata, além de Roberto Cláudio, Ciro também estava acompanhado dos deputados estaduais Sérgio Aguiar e Queiroz Filho, do deputado federal Leônidas Cristino, os três do PDT, do secretário de Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, além do candidato a vice de RC, Domingos Filho.
A irmã de Ciro, Lia Gomes (PDT), que concorre ao parlamento estadual e apoia a candidatura de Roberto Cláudio, também participou do ato.
Com informações do repórter Henrique Araújo, enviado a Sobral