Ipespe: no Ceará, Lula tem 58% de votos válidos, contra 22% de Bolsonaro e 15% de Ciro
O candidato do PT leva ampla vantagem no Estado sobre os adversários
14:17 | Out. 01, 2022
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 58% das intenções de votos válidos entre eleitores do Ceará, segundo a quinta e última rodada da pesquisa Ipespe no primeiro turno das eleições. O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) tem 22%. Ciro Gomes (PDT), ex-governador do Ceará, tem 15%.
Pesquisa estimulada - votos válidos
Lula: 58%
Bolsonaro: 22%
Ciro Gomes: 15%
Simone Tebet: 3%
Pesquisa estimulada - votos totais
Lula: 57% (+4)
Bolsonaro: 22% (-2)
Ciro Gomes: 14% (-1)
Simone Tebet: 3% (-1)
Nenhum / branco / nulo: 1% (-2)
Não sabe / não respondeu: 1% (+1)
Pesquisa espontânea
Lula: 55% (-5)
Bolsonaro: 20% (-2)
Ciro Gomes: 11% (-1)
Simone Tebet: 2% (=)
Nenhum / branco / nulo: 2% (=)
Não sabe / não respondeu: 10% (-1)
Segundo turno
O Ipespe simulou um segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro. Confira.
Votos válidos
Lula: 70%
Bolsonaro: 30%
Votos totais
Lula: 68%
Bolsonaro: 29%
Nenhum / branco / nulo: 2%
Não sabe / não respondeu: 2%
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O Ipespe ouviu mil eleitores do Ceará entre os dias 28 e 30 de setembro. As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-07388/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-02064/2022.
Percentuais que não fecham 100% se devem a arredondamento ou são perguntas com múltiplas alternativas de resposta.
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O Ipespe
A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com 36 anos de atuação, o Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda. Ele é doutor em Ciência Política efoi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.
O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.
Agregador de Pesquisas O POVO
O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.
Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.
O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.
O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.
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