Ipec presidente no Ceará: Lula 66%, Bolsonaro 22% e Ciro 9%
Único candidato cearense na disputa presidencial, Ciro Gomes amarga terceira posição nas pesquisas de intenções de voto
21:35 | Out. 01, 2022
Às vésperas do primeiro turno das eleições, pesquisa Ipec Ceará sobre a corrida presidencial mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 66% dos votos válidos, contra 22% do presidente Jair Bolsonaro (PL) e 9% do ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Simone Tebet (MDB) marcou 2% e Soraya Thronicke (UB), 1%. Os demais candidatos não pontuaram.
Em relação à ultima sondagem, divulgada no dia 22 de setembro, Lula oscilou um ponto negativamente. Bolsonaro ganhou dois pontos e Ciro, no caminho inverso, recuou dois pontos. Tebet, por sua vez, variou um ponto para cima, enquanto Thronicke manteve o mesmo índice.
A contagem dos votos válidos exclui brancos e nulos, simulando a mesma totalização realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no processo de apuração.
Pesquisa estimulada - votos válidos
Lula (PT): 66% (-1)
Bolsonaro (PL): 22% (+2)
Ciro Gomes (PDT): 9% (-2)
Simone Tebet (MDB): 2% (+1)
Soraya Thronicke (UB): 1% (=)
A pesquisa indica cenário inédito para o candidato Ciro Gomes no seu reduto eleitoral. Nas três vezes anteriores que disputou o Palácio do Planalto (1998, 2002 e 2018), ele saiu das urnas como o candidato mais votado pelos cearenses. Neste ano, apareceu em terceiro lugar em todas as pesquisas de intenções de voto.
O levantamento deste sábado, realizado pelo Ipec, entrevistou 1.200 eleitores em 54 municípios cearenses entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07303/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-SE) com o protocolo CE-09689/2022.