Elmano fala em conversa com Cid e possível união com PDT no 2º turno

O candidato do PT mencionou que espera o resultado das urnas, mas acredita em uma reconciliação entre em PT e PDT para enfrentar um segundo turno contra Capitão Wagner (União Brasil)

17:43 | Out. 01, 2022

Por: Júlia Duarte
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 26-09-2022: Carreata do candidato Elmano de Freitas. (Foto: Fernanda Barros/ O Povo) (foto: FERNANDA BARROS)

Na véspera das eleições, neste sábado, 1º, o candidato do PT para o Governo do Estado, Elmano Freitas (PT), afirmou acreditar em uma reconciliação entre seu partido e o PDT em um possível segundo turno contra Capitão Wagner (União Brasil). O petista ressaltou que ainda é cedo pra montar cenários e que vai esperar os resultados das urnas, mas disse existirem conversas com o senador Cid Gomes, um dos líderes dentro do PDT.

A expectativa de Elmano é terminar o primeiro turno na liderança na corrida pelo cargo de governador, já projetando um segundo turno. "Nós temos que ter muita tranquilidade, mas trabalhamos com segundo turno, a nossa meta é terminar em primeiro no primeiro turno", disse.

De acordo com o candidato, em um eventual segundo turno entre ele e o adversário da oposição, Capitão Wagner (União Brasil), seria possível o retorno da aliança entre PT e PDT, como vinha acontecendo nos anos anteriores. Elmano afirmou já haver um contato com o senador Cid e uma chance real de diálogo entre as frente para "garantir que o projeto siga".

"Nós vamos ter uma tratativa porque temos um projeto em comum, acho que temos condições de dialogar e garantir que o projeto prossiga e vá pra frente", afirmou.

Chegando no dia da eleição com casos de violência política envolvendo eleitores do partido, Elmano espera que o domingo seja tranquilo, mas pediu cautela aos eleitores. "Peço aos nossos militantes e eleitores que não entrem em nenhum tipo de provocação, nós queremos uma eleição democrática, que o cidadão possa levar sua bandeira, possa vestir sua camisa, se alguém provocar evite garanta que a gente consiga votar de maneira tranquila", disse.

Nos últimos momentos da campanha antes da eleição, Elmano Freitas e ex-governador Camilo Santana (PT), candidato ao Senado Federal, percorreram as ruas de Fortaleza em carreata em ato que começou no bairro José Walter e se estendeu até o Pirambu. Ao lado deles estiveram presentes apoiadores e personalidades do cenário da política cearense como o ex-senador, Inácio Arruda (PCdoB), e o candidato a reeleição o deputado federal José Guimarães (PT).

A concentração começou por volta das 8 horas da manhã na avenida Presidente Costa e Silva. O trânsito ficou lento com apenas duas faixas disponíveis na direção do bairro Mondubim. A comitiva saiu em carreata pelo bairros Parangaba, Pici, Barra do Ceará, com ponto final no Pirambu. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) estiveram no local para fazer o controle do fluxo de veículos.

A campanha de Elmano e Camilo se encerra no município de Barbalha, domicílio eleitoral do ex-governador. Os candidatos devem percorrer as ruas de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

A nova pesquisa Ipespe divulgada na véspera da eleição traz Elmano e Capitão Wagner empatados tecnicamente na liderança, com Roberto Cláudio (PDT) na terceira colocação. A pesquisa contratada pelo O POVO traz Elmano com 39% das intenções de votos válidos. Wagner tem 37%. Roberto Cláudio aparece com 23%.

A mesma pesquisa fez simulações de segundo turno para governador do Ceará. O candidato do PT tem vantagem, tanto conta RC como com Capitão Wagner. Contra o candidato do União Brasil, a disputa terminaria com a vitória de Elmano com 49%, contra 40% dos votos totais. Já contra o ex-prefeito de Fortaleza, Elmano seria eleito com 42% dos votos totais contra 35% de RC.