Candidato a presidente Kelmon, do PTB, é ou não padre? Entenda
Igreja Católica contesta título adotado pelo presidenciável
12:38 | Set. 30, 2022
Candidato pelo PTB após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrar Roberto Jefferson (PTB) na lei da ficha limpa, Padre Kelmon foi um dos destaques nas redes sociais após os últimos dois debates presidenciais. Com insígnias e trajes tradicionais da igreja durante os encontros, a relação do candidato com a religião tem sido alvo de polêmica.
Embora se apresente com o título religioso e "sacerdote ortodoxo", a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil emitiu nota negando que o político seja membro de qualquer uma de "suas paróquias, comunidades, missões ou obras sociais". O comunicado ainda acrescenta: "Não é e nem nunca foi seminarista ou membro do clero da nossa igreja em nenhum dos três graus da ordem - diácono, presbítero, padre e bispo".
A declaração da entidade ressalta que Kelmon não tem qualquer relação com instituições parceiras e, na sequência, cita igrejas correligionárias como: Copta Ortodoxa de Alexandria, Apostólica Armênia, Síria Ortodoxa Malankara, Ortodoxa ortodoxa Etíope Ortodoxa Eritreia.
"Não possuímos qualquer relação ou comprometimento com o mesmo ou com qualquer um de seus feitos passados ou presentes", encerra o documento. No site de divulgação de candidaturas da Justiça Eleitoral, o concorrente atribuiu a sua ocupação como "sacerdote ou membro de ordem ou seita religiosa".
O presidenciável reagiu à publicação da nota e divulgou, nas redes sociais, uma carta atribuída à Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru. No documento, a entidade afirma que é reconhecida pelo governo peruado e acrescenta que reconhece Kelmon como "pároco interino". A instituição autodenomina-se "autocefala", ou seja, sem relações com outras entidades ortodoxas.
O que é necessário para ser ordenado padre no Brasil?
São exigidos cerca de oito anos de estudo para que a pessoa possa ser ordenada padre no Brasil. Os requisitos podem variar de acordo com os preceitos de cada comunidade cristã. Geralmente, quem quer se tornar padre precisa frequentar um seminário e estudar Filosofia e Teologia.
Leia mais
-
Padre Kelmon é chamado de "Kelson", "Kelvin", "cabo eleitoral" e "laranja"
-
Padre Kelmon se irrita com jornalistas e nega ser 'linha auxiliar' de Bolsonaro
-
Em nova dobradinha, Bolsonaro e Padre Kelmon atacam Lei Rouanet
-
Padre Kelmon e Lula trocam ofensas e tumultuam discussão
-
Candidato com insígnias e trajes religiosos: Padre Kelmon é um sacerdote?
-
Soraya Thronicke diz que Padre Kelmon age como cabo eleitoral de Bolsonaro
-
Veja o programa de governo do candidato à Presidência Padre Kelmon