Aprovado passe livre nos ônibus de Fortaleza nas eleições
Gratuidade no transporte coletivo valerá já no domingo, 2 de outubro
13:52 | Set. 30, 2022
O prefeito José Sarto (PDT) sancionou o passe livre no transporte coletivo municipal nas eleições em Fortaleza. A proposta foi anunciada por Sarto na quinta-feira, 29, e aprovada pelos vereadores nesta sexta-feira, 30, em sessão extraordinária na Câmara Municipal. A gratuidade nos ônibus e topiques valerá já no domingo, 2 de outubro.
Nas redes sociais, Sarto disse ainda que a frota de ônibus será dobrada no domingo. Segundo o prefeito, os veículos extras serão direcionados a linhas de maior demanda.
A lei também prevê gratuidade caso haja segundo turno para governador do Ceará, para presidente da República ou para ambos os cargos no último domingo de outubro, 30, data da nova votação, caso ocorra.
Tema foi levado ao STF
O debate sobre a gratuidade nos transporte públicos durante as eleições brasileiras tomou grandes proporções nos últimos dias.Nesta quarta-feira, 28,o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) decidiu acionar o Supremo Tribunal Federal (STF), em busca de garantir o direito.
O parlamentar reagiu à decisão de algumas prefeituras de suspender o passe livre nos transportes públicos que tradicionalmente é concedido ao eleitor em dia de eleição. O caso de maior repercussão é o de Porto Alegre.
No município, o prefeito Sebastião Melo (MDB), apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), sancionou lei no fim do ano passado que cancela a gratuidade nos transportes no dia da votação, algo que vigorava há 30 quase anos. Por meio de sua legenda, Randolfe provocou o STF com uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), protocolada na tarde da quarta-feira, 28.
Leia mais
-
Após debate na Globo, Ciro Gomes questiona se ele é mesmo destemperado
-
Padre Kelmon é chamado de "Kelson", "Kelvin", "cabo eleitoral" e "laranja"
-
Saiba quais são os documentos válidos para votar no domingo de eleição
-
Pesquisa Real Time Senado: Camilo Santana 64%, Kamila 15% e Érika 5%
-
Pesquisa Real Time: Elmano sobe para 39%, Wagner tem 32% e RC 18%
-
Padre Kelmon se irrita com jornalistas e nega ser 'linha auxiliar' de Bolsonaro
-
Procuradorias contestam 850 candidaturas