Exame/Ideia: Lula tem 49% dos votos válidos contra 38% de Bolsonaro

Nova projeção foi divulgada à meia-noite desta quinta-feira, 29; considerando a margem de erro, ex-presidente poderia ser eleito já no primeiro turno da disputa

Foi divulgada, à meia-noite desta quinta-feira, 29, a pesquisa eleitoral Exame/Ideia para a Presidência da República. A sondagem é uma das últimas a serem publicadas antes das eleições deste domingo, 2 de outubro.

No levantamento, o ex-presidente Lula (PT) aparece com 49% das intenções de votos válidos - isto é, sem considerar brancos e nulos. O presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, tem 38% da preferência do eleitorado.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ciro Gomes (PDT) acumula 7% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) tem 5%. Outros candidatos somam 1% do total.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Com isso, Lula oscila de 46 a 52%, Bolsonaro de 35 a 41%, Ciro de 4 a 10% e Tebet de 2 a 8%.

A pesquisa também perguntou qual a preferência dos eleitores sobre a definição do pleito. Para 63%, o ideal é que a disputa termine no primeiro turno, enquanto 17% querem segundo turno. Por fim, 20% são indiferentes.

Nas simulações de segundo turno, Lula aparece com 52% contra Bolsonaro, que teria 41% dos votos. O ex-presidente ganharia também de Ciro (51 a 24%) e Tebet (53 a 20%), considerando brancos e nulos.

Bolsonaro sairia vencedor contra terceiro e quarto colocados nas pesquisas. Contra Ciro, o atual presidente teria 41 a 35%, enquanto a disputa com Tebet daria 42% dos votos para o candidato do PL e 24% para a candidata do MDB.

A pesquisa ouviu, por telefone, 1.500 eleitores, entre os dias 23 e 28 de setembro. Ela está registrada no TSE sob o número BR-09782/2022.

Mais notícias das Eleições 2022

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2022 presidente pesquisa eleitoral primeiro turno segundo turno lula bolsonaro ciro gomes simone tebet

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar