E-título: saiba como baixar o título de eleitor online pela Internet
Aplicativo e-título permite que o eleitor baixe o título online até dia 1º de outubroO primeiro turno das eleições de 2022 acontece no próximo domingo e muitos cidadãos ainda não sabem onde está o seu título de eleitor. Se esse é o seu caso e você precisa desse documento e não sabe como proceder, fique tranquilo! A Justiça Eleitoral disponibiliza o e-Título, um aplicativo para que os eleitores acessem o título online. A ferramenta poderá ser baixada até sábado, dia anterior à votação.
Como acessar o e-título?
Para acessar a segunda via do seu título de eleitor, basta fazer o download do e-Título nas lojas da App Store, para iPhone, e Google Play Store, para Android. Ao abrir o aplicativo, o usuário deve preencher um formulário com todos os dados pessoais cadastrados na Justiça Eleitoral, mas atenção, caso alguma informação apresentada esteja diferente do cadastro eleitoral, o eleitor não conseguirá acesso ao título virtual.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Até quando posso baixar o e-título?
O Supremo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aconselha que o procedimento de download e validação cadastral deve ser feito o mais rápido possível, para evitar sobrecargas no sistema, e porque no dia do pleito, o aplicativo não poderá ser baixado.
A partir do dia 5 de outubro, a via online do documento poderá ser emitida novamente através do aplicativo, para ser usada em eventual segundo turno.
O eleitor pode votar apenas com o e-título?
O eleitor que cadastrou a biometria na Justiça Eleitoral pode se dirigir ao local de votação apenas com o título emitido virtualmente, mas caso o usuário ainda não tenha a biometria cadastrada deve levar também um documento de identificação oficial com foto. Para saber se sua biometria foi cadastrada, basta conferir se sua foto aparece no documento virtual.
Quais documentos o eleitor pode levar para votar?
O TSE determina que é obrigatório ao votante apresentar um documento com foto que, além do e-título, pode ser: carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira de identidade, carteira de categoria profissional reconhecida por lei ou certificado de reservista. O título de eleitor impresso, sem outra documentação oficial com foto, não é suficiente para realizar a votação.
Outras funcionalidades do e-título
Além de disponibilizar a via online do título, o aplicativo fornece várias informações úteis para o eleitor, como a localização da zona eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais. Além disso, após o dia de votação, será possível fazer a justificativa da ausência do eleitor nas urnas, desde que ele tenha como comprovar que estava fora do seu domicílio eleitoral.