Eleições 2022: Ceará terá maior efetivo da segurança trabalhando em um único dia
Cerca de 12 mil agentes estarão trabalhando na operação voltara para o primeiro turnoNo próximo dia 2 de outubro, data marcada para a realização do primeiro turno das eleições 2O22, o Ceará terá o maior efetivo de forças de segurança trabalhando em um único dia. Ao todo, serão 12 mil agentes da Polícia Militar, Polícia Civil e profissionais da Inteligência, quantitativo que representa incremento de 7 mil policiais em relação ao que normalmente ocorre em esquema de plantão.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 28, pelo titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Sandro Caron, em coletiva. A ideia, segundo informou o secretário, é garantir mais "segurança e tranquilidade" aos eleitores que decidirem ir às urnas escolherem seus representantes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"A operação se assemelha com as adotadas em grandes eventos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, de modo que haja muito policiamento ostensivo, muitos policiais civis realizando investigações e os profissionais da inteligência que intensificarão suas ações", apontou Caron.
Por conta do acirramento eleitoral e dos recentes casos de violência política, sendo um deles ocorrido em Cascavel que culminou na morte de Antônio Carlos Silva de Lima, após ele declarar ser eleitor do ex-presidente Lula (PT), Sandro garantiu que as forças de segurança do Estado estão preparadas para antecipar e combater possíveis crimes.
Serão no mínimo dois agentes posicionados para cada local de votação e, nos pontos em que existe maior quantidade de eleitores, o efetivo terá incremento. Haverá patrulhamento motorizado, dando suporte aos que estarão fixos.
Os comitês de campanha, por exemplo, já contam com o acompanhamento dos militares desde que foram instalados e, no dia da eleição, as atenções serão redobradas. "Pós-resultado, temos um esquema de policiamento tanto para os que vão perder a eleição, quanto para os que vão ganhar", garantiu o comandante da Polícia Militar do Ceará, Coronel Márcio.
A operação contará com homens infiltrados no meio das multidões que podem estar aglomeradas em pontos políticos históricos da Cidade, como Praça Portugal e Avenida da Universidade, além dos comitês. "Policiamento de proximidade, ostensividade e inteligência, com agentes infiltrados no meio das pessoas para detectar qualquer atitude suspeita e o efetivo agir", explicou.
Até sexta-feira, 30, os municípios do Interior vão receber reforço no policiamento. "A expectativa é assegurar tranquilidade no pleito deste ano", comentou Sandro. Nessas cidades, as delegacias plantonistas seguirão funcionando 24 horas e, no dia da eleição, os distritos funcionarão até a finalização da apuração.