Eudoro Santana: "O Camilo não está rompido com os Ferreira Gomes, foi o Ciro que rompeu"
O ex-governador Camilo Santana (PT) esperava que Izolda Cela fosse a candidata ao Governo do Ceará, mas o PDT votou pela candidatura de Roberto Cláudio (PDT)
13:54 | Set. 28, 2022
O racha na aliança de 16 anos entre PDT e PT no Ceará teria sido promovido pelo ex-ministro e candidato a presidente Ciro Gomes. Segundo Eudoro Santana, pai do ex-governador Camilo Santana (PT), em entrevista à rádio O POVO/CBN, nesta quarta-feira, 28, os partidos estavam trabalhando para um acordo na disputa ao Palácio da Abolição, mas Ciro interveio.
Camilo queria que Izolda Cela (sem partido) fosse sua sucessora, enquanto o PDT votou pelo nome de Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza."O Camilo não está rompido com os Ferreira Gomes, foi o Ciro que rompeu com o acordo que vinha sendo trabalhado para manter a aliança", disse Eudoro. O ex-deputado negou que haja um desacordo envolvendo Camilo e os demais irmãos Ferreira Gomes, especialmente com o senador Cid Gomes (PDT).
Segundo ele, o senador estaria esperando um segundo turno para apoiar publicamente Elmano Freitas (PT), candidato escolhido por Camilo para a disputa pelo Palácio da Abolição. " O Cid tem se preservado e está claro que ele não apoia o candidato do PDT", ressaltou Eudoro. O ex-deputado acredita que, em um cenário de segundo turno, é um "caminho natural" que o PDT e o PT se unam.
Na reta final da eleição, Camilo percorreu as ruas de Sobral em agenda de campanha ao lado de Cid Gomes (PDT) e do prefeito da Cidade, Ivo Gomes (PDT).
O ex-governador do Ceará recebeu apoio dos pedetistas, mesmo que o partido apoie Érika Amorim (PSD), que disputa as eleições de 2022 na coligação que tem Roberto Cláudio (PDT) como concorrente ao Palácio da Abolição. No evento, esteve presente o ex-prefeito do município Veveu Arruda (PT), que é marido da governadora Izolda Cela (sem partido). No início de setembro, Roberto Cláudio esteve no município, mas não contou com a presença nem Ivo nem de Cid em sua campanha.
Em agosto, Ciro Gomes afirmou sentir "dor no coração" com as divergências políticas entre ele e os irmãos, Cid e Ivo. Em entrevista mais recente ao podcast Flow, o candidato à Presidência disse ter levado uma "facada nas costas".
"Dei minha vida ao povo cearense e algumas lideranças, todas que ajudei a formar, se reuniram e meteram a faca nas minhas costas", disse Ciro Gomes na segunda-feira, 26. Para a TV Record, no dia seguinte, Ciro disse que "a facada ainda está doendo" e, por isso, não teria feito campanha no Ceará.
Agregador de Pesquisas O POVO
O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.
Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.
O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.
O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.
Acompanhe a cobertura do O POVO
Canal Eleições, com tudo da cobertura eleitoral no Ceará e pelo Brasil: opovo.com.br/eleicoes-2022
Programa Jogo Político: terça-feira, às 15 horas, com entrevistas de personalidades da política cearense e brasileira. Ao vivo no Youtube, Twitter e Facebook do O POVO
Podcast Jogo Político: quarta-feira, às 10 horas, com análise dos fatos da semana. Ao vivo, no Youtube e Facebook do O POVO. Disponível também nas plataformas de áudio: Apple podcasts, Spotify, Amazon Music, Google Podcasts e Radio Public
Siga Jogo Político no Twitter: @jogopolitico
Inscreva-se para receber a Newsletter do O POVO