Na reta final da campanha, RC acredita em virada para ir ao segundo turno

O pedetista ressaltou a importância dos últimos dias antes da eleição e pediu que a militância do partido vá às ruas

15:47 | Set. 23, 2022

Por: Júlia Duarte
Roberto Cláudio lidera a ala oposicionista do PDT (foto: AURÉLIO ALVES)

Terceiro lugar nas recentes pesquisas de intenções de votos, Roberto Cláudio (PDT) afirmou que acredita em uma possível ida para o segundo turno na corrida pelo cargo de governador do Ceará. Nas redes sociais, nesta sexta-feira, 23, o pedetista comentou sobre os resultados das sondagens divulgadas ontem e ressaltou a importância dos últimos dias de campanha. 

"Se uma eleição qualquer no mundo inteiro os últimos dias são fundamentais e tem modificado o rumo das eleições, imaginem uma eleição com esse nível de competitividade na disputa" ressaltou. 

Segundo ele, já eram "previstos" dados acirrados entre ele, Elmano Freitas (PT) e Capitão Wagner (UB), mencionando resultados "bem distintos" entre as pesquisas. O pedetista disse que algumas têm "maior ou menor" credibilidade, e ressaltou diferenças nas metodologias dos institutos.

O ex-prefeito também transmitiu uma mensagem de tranquilidade aos apoiadores, mas pediu que a militância siga com o trabalho nas ruas e nas redes sociais. A campanha segue, segundo ele, todos os dias até o sábado, véspera da eleição, na movimentação para tentar uma ida ao segundo turno. 

O candidato aproveitou o momento para alfinetar seus dois principais adversários. RC citou novamente possíveis retrocessos ao Ceará com a eleição de outros candidatos. "Há três caminhos, dois deles sem experiência, sem nenhum tipo de preparo administrativo e sem nenhuma segurança que o Ceará não correrá riscos de retrocessos e passos para trás", disse.

A nova rodada da pesquisa Ipespe para o Governo do Ceará mostrou que o candidato da oposição Capitão Wagner (União Brasil) segue na liderança da disputa, com 37% das intenções de voto. Na segunda posição, aparece candidato Elmano Freitas (PT), que tem 28%, pela primeira vez isolado nesta colocação. Em terceiro lugar, está Roberto Cláudio (PDT), que tem 19%. 

No levantamento anterior, o petista já estava numericamente à frente de RC, mas estavam tecnicamente empatados considerando a margem de erro. Já nos resultados do Ipec, há empate técnico na primeira colocação, com Elmano Freitas (PT) com 30% e Wagner, 29%. Roberto Cláudio (PDT) fica na terceira também na colocação.