Ipec: Elmano 30%, Capitão Wagner 29%, Roberto Cláudio 22%

Na pesquisa do Ipec, criada por integrantes do antigo Ibope, Elmano aparece tecnicamente empatado com Capitão Wagner, com vantagem numérica para o petista

Terceira rodada da pesquisa Ipec para o cenário eleitoral do Ceará aponta empate técnico entre Elmano Freitas (PT) e Capitão Wagner (UB) na liderança da disputa, com vantagem numérica para o petista. A dez dias da eleição, Elmano teria 30% das intenções de voto e Wagner 29%. Roberto Cláudio (PDT) aparece logo atrás, com 22%.

Chico Malta (PCB) e Zé Batista (PSTU) aparecem com 1% cada. Serley Leal (UP) não pontuou. Brancos e nulos são 9%, aqueles que não sabem ou não responderam, 8%. A pesquisa foi contratada pela TV Verdes Mares e ouviu 1.200 eleitores entre os dias 19 e 21 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Elmano Freitas (PT): 30%
Capitão Wagner (UB): 29%
Roberto Cláudio (PDT): 22%
Chico Malta (PCB): 1%
Zé Batista (PSTU): 1%
Serley Leal (UP): 0%
Branco/Nulo: 9%
Não sabe/Não respondeu: 8%

Em comparação com a pesquisa Ipec anterior, divulgada em 9 de setembro, Capitão Wagner (UB) diminuiu 7 pontos percentuais, antes tinha 35% das intenções de voto para o primeiro turno. Roberto Cláudio (PDT) oscilou um ponto positivamente, indo de 21% para 22%, e Elmano Freitas (PT) saiu de 21% para 30%, subindo 9 pontos percentuais.

Em relação ao segundo turno, o candidato Elmano Freitas (PT) se encontra à frente de Capitão Wagner (UB), com 47% a 35%, e de Roberto Cláudio (PDT), com 40% a 34%. Na simulação entre Capitão Wagner (UB) e Roberto Cláudio (PDT), o pedetista aparece à frente, com 43% a 35%.

  • Capitão Wagner (UB): 35%
    Roberto Cláudio (PDT): 43%
  • Capitão Wagner (UB): 35%
    Elmano Freitas (PT): 47%
  • Elmano Freitas (PT): 40%
    Roberto Cláudio (PDT): 34%

Nas simulações de segundo turno, no cenário de segundo turno com Capitão Wagner (UB) e Roberto Cláudio (PDT), o candidato do União Brasil viu sua vantagem cair 6 pontos percentuais em relação ao pedetista, que cresceu 3% na simulação. Os eleitores que votam branco/nulo foram de 12% para 16% e os que não souberam responder foram de 8% para 6%.

Num cenário de segundo turno entre Capitão Wagner (UB) e Elmano Freitas (PT), Wagner perdeu nove pontos contra Elmano, que cresceu 9 pontos. Os brancos/nulos passaram de 10% para 11% e os eleitores que não souberam responder foram de 8% para 7%.

Entre Roberto Cláudio (PDT) e Elmano Freitas (PT), na simulação do segundo turno, o pedetista foi de 38% para 34%, enquanto Elmano foi de 35% para 40%. Os votos brancos/nulos aumentaram 1 ponto percentual, de 17% para 18%, e os que não souberam responder foram de 10% para 8%.

O levantamento é feito pelo instituto Ipec Inteligência – formado por antigos integrantes do Ibope – e está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com protocolo CE-03914/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número BR-02694/2022. A pesquisa foi feita de forma presencial e o nível de confiança é de 95%.

Também nesta quinta-feira, 22, foi divulgado resultado da pesquisa Ipespe. Os números destoam do mostrado pelo Ipec.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ipec Elmano Freitas Roberto Cláudio pesquisa Ipec pesquisas Ceará eleições 2022 eleição Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar