Camilo e Elmano dizem que adversários, por "desespero", "espalham fake news"

Segundo Camilo Santana (PT), os adversários estariam "jogando sujo". Nova peça de campanha de Capitão Wagner atrela Elmano ao MST. "O Ceará quer paz, não radicalismo", diz a propaganda.

18:45 | Set. 20, 2022

Por: Redação O POVO
Candidatos Camilo Santana e Elmano de Freitas (Foto: Fernanda Barros/ O Povo) (foto: FERNANDA BARROS)

O ex-governador Camilo Santana - candidato ao Senado - e Elmano Freitas, candidato ao Governo do Ceará, ambos do PT, rebateram, nesta terça-feira, 20, por meio de redes sociais, o que chamaram de “fake news” usadas por seus adversários duranta a campanha eleitoral. 

Segundo Camilo Santana, os adversários estariam "jogando sujo” e “espalhando fake news” contra ele, Elmano e Lula. O ex-governador considerou as afirmações como “nível baixo” e “desespero”.

Adversários continuam jogando sujo usando tempo de TV, Rádio e redes sociais para espalhar Fake News contra mim, Elmano e Lula. Estou impressionado com o nível baixo que tentam transformar a campanha por conta do desespero de estarem só caindo nas pesquisas e Elmano subindo. (+)

— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) September 20, 2022

Elmano afirmou que sempre defendeu “as leis e a proteção das pessoas''. O candidato lamentou o que chamou de "ataque à democracia". "No jogo democrático, não cabem fake news", afirmou. 

Desesperados com meu crescimento nas pesquisas, os adversários seguem espalhando fake news sobre mim, Camilo e Lula, na propaganda de rádio, TV e nas redes sociais. Lamento mais esse ataque à democracia, feito por quem deveria defendê-la. No jogo democrático, não cabem fake news.

— Elmano Freitas | Governador 13 (@elmanooficial) September 20, 2022

Apesar dos candidatos petistas não citarem nomes, Elmano é mencionado em uma nova propaganda política veiculada na televisão junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Não há promoção de nenhum candidato, mas o material tem a identificação da coligação União pelo Ceará, que apoia o principal adversário de Camilo e Elmano, Capitão Wagner (UB), líder da oposição e pré-candidato ao Governo do Ceará.

LEIA MAIS| Camilo diz que foi vítima de novas fake news e acusa adversários: "Vivem de mentiras e motins"

“Elmano foi advogado do MST por muitos anos. Do MST, que tem membros acusados de assassinato e formação de quadrilha. Elmano se diz militante do MST e até participou de invasões. O Ceará quer paz, não radicalismo”, diz a propaganda. 

Também pelas redes sociais, o MST Ceará publicou uma nota em que afirma que "repudia veementemente as mentiras do Capitão Wagner contra nosso movimento", diz o texto. 

Acompanhe a cobertura do O POVO

Canal Eleições, com tudo da cobertura eleitoral no Ceará e pelo Brasil: opovo.com.br/eleicoes-2022

Programa Jogo Político: terça-feira, às 15 horas, com entrevistas de personalidades da política cearense e brasileira. Ao vivo no Youtube e Facebook do O POVO

Podcast Jogo Político: quarta-feira, às 10 horas, com análise dos fatos da semana. Ao vivo, no Youtube e Facebook do O POVO. Disponível também nas plataformas de áudio: Apple podcasts, Spotify, Amazon Music, Google Podcasts e Radio Public

Siga Jogo Político no Twitter: @jogopolitico

Inscreva-se para receber a Newsletter do O POVO

Agregador de Pesquisas O POVO

O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.

O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.