Candidata no Piauí que viralizou coloca na agenda de campanha "bate-papo com vizinhas"

Lourdes Melo (PCO), candidata ao Governo do Piauí, já havia se tornado assunto nas redes sociais ao participar de um debate com candidatos, em agosto, e soltar para o mediador: "Ah, você quer me calar?"

18:08 | Set. 15, 2022

Por: Mariana Lopes
Agenda eleitoral, Lourdes Melo (PCO) (foto: Reprodução/ Twitter @Eduardodsilva_)

A candidata ao Governo do Piauí pelo Partido da Causa Operária (PCO), Lourdes Melo, intrigou os telespectadores ao divulgar sua agenda eleitoral, em noticiário na TV. No turno da noite, a candidata está agendada para um “bate-papo com vizinhas”.

Lourdes já havia se tornado assunto nas redes sociais em agosto, ao participar de um debate com candidatos ao governo na TV Cidade Verde. No programa, Lourdes falou de si mesma quando era para fazer uma pergunta para um de seus adversários, então foi interrompida pelo mediador do debate, Joelson Giordani. “Ah, você quer me calar?”, rebateu ela.

A candidata do PCO já concorreu cinco vezes governadora do Piauí, sendo a primeira em 2006. Já para a Prefeitura de Teresina, ela já concorreu por quatro vezes, sendo a última no pleito de 2020.

Maria de Lourdes Soares Melo tem 69 anos, nasceu em Pedreiras, no Maranhão, mas mudou-se para Teresina nos anos 70. Lá, cursou licenciatura em Educação Física, trabalhou como professora para a Prefeitura de Teresina e atualmente Integra o Coletivo de Mulheres Rosa Luxemburgo. É também professora na ativa do governo do Estado.

Ainda jovem, participou de movimentos políticos, se envolvendo em pautas pela educação e pela classe trabalhadora. Entre as propostas do partido, destacadas pela candidata, estão:

  • Proibir despejos, desocupações e cortes do fornecimento de água e energia elétrica para pessoas desempregadas;
  • Mais verba destinada à educação;
  • Redução da jornada para 35 horas semanais;
  • Creches gratuitas para as mães trabalhadoras.