Ipespe: no Ceará, Lula oscila para baixo, Bolsonaro oscila para cima e Ciro fica igual
Pesquisa Ipespe indica estabilidade, com variações dentro da margem de erro, sem mudanças significativas no cenárioA terceira rodada da pesquisa Ipespe Ceará aponta estabilidade na corrida presidencial entre os eleitores do Estado. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece na liderança, com larga vantagem sobre os demais candidatos. O petista tem 52% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece na segunda posição, tem 24%. Na sequência estão Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), com 14% e 2%, respectivamente. Os demais postulantes não pontuaram.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em relação à segunda pesquisa, divulgada no dia 25 de agosto, Lula oscilou um ponto para baixo e Bolsonaro, no caminho inverso, ganhou um ponto. Ciro e Tebet, por sua vez, mantiveram os mesmos números do levantamento anterior. O percentual dos entrevistados que responderam branco, nulo ou nenhum dos candidatos foi o mesmo nas duas pesquisas (5%). Também não houve alteração no índice dos que não sabem ou não responderam (3%).
Pesquisa estimulada
Lula (PT): 52% (-1%)
Bolsonaro (PL): 24% (+1%)
Ciro Gomes (PDT): 14% (=)
Simone Tebet (MDB): 2% (=)
Soraya Thronicke (UB): 0 (=)
Vera (PSTU): 0 (=)
Constituinte Eymael (DC): 0 (=)
Felipe d’Avila (Novo): 0 (=)
Pablo Marçal (Pros): 0 (=)
Sofia Manzano (PCB): 0 (=)
Branco/nulo: 5% (=)
Não sabe/não respondeu: 3% (=)
A pesquisa foi contratada pelo O POVO e entrevistou 1.000 eleitores entre os dias 9 e 11 de setembro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais (p.p) para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95,45%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04596/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), com o protocolo CE-06344/2022.
A menos de 20 dias para o primeiro turno das eleições, os números apontam cenário estável na escolha do candidato a presidente pelo eleitorado cearense. Nas três pesquisas já realizadas, não houve mudanças significativas.
Entre a primeira rodada, divulgada no dia 5 de agosto, e o levantamento mais recente, publicado nesta terça, Lula oscilou negativamente 3 p.p; Bolsonaro cresceu 4 p.p; Ciro ganhou 3 p.p e Tebet avanço 1 p.p. A única variação fora da margem de erro foi registrada pelo atual presidente.
Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, o cenário também é de poucas alterações. O ex-presidente aparece com 50% das intenções de voto, ante a 51% no dia 25 de agosto e 50% no dia 5 do mesmo mês.
Jair Bolsonaro, na vice-liderança, soma 21%. O presidente tinha 20% e 18%, respectivamente, nas duas rodadas anteriores. Já Ciro Gomes (PDT) pontuava 8% na primeira pesquisa, passou para 9% na segunda e foi a 11% na terceira. Já Tebet foi citada por 1% dos entrevistados nos dois últimos levantamentos e não pontou no primeiro.
Pesquisa espontânea
Lula (PT): 50% (-1%)
Bolsonaro (PL): 21% (+1%)
Ciro Gomes (PDT): 11% (+2%)
Simone Tebet (MDB): 1% (=)
Soraya Thronicke (UB): 0 (=)
Vera (PSTU): 0 (=)
Constituinte Eymael (DC): 0 (=)
Felipe d’Avila (Novo): 0 (=)
Pablo Marçal (Pros): 0 (=)
Sofia Manzano (PCB): 0 (=)
Branco/nulo: 3% (=)
Não sabe/não respondeu: 14% (-1%)
O Ipespe também avaliou o desempenho dos presidenciáveis considerando o gênero, idade, escolaridade e faixa salarial dos entrevistados. O ex-presidente Lula vence os adversários em todos os segmentos, mas pontua melhor entre as pessoas com mais de 60 anos (59%) e mulheres (60%). O desempenho é menor no eleitorado com renda de 2 a 5 salários mínimos (40%) e entre os homens (42%).
Já Bolsonaro pontua melhor exatamente nos grupos em que o petista tem menos intenções de voto. Nos dois segmentos, repete 34% de intenções de votos.
A pesquisa ainda revela a capilaridade eleitoral dos candidatos a partir da divisão territorial do Estado. Lula tem desempenho melhor no Interior do que na Capital e Região Metropolitana (55% a 48%). Bolsonaro performa no sentido oposto, tendo 24% em Fortaleza e RM e 22% no Interior.
Simulação de segundo turno
O Ipespe simulou um eventual segundo turno entre eleitores cearenses, com Lula e Bolsonaro na disputa.
Lula (PT): 68%
Bolsonaro (PL): 27% (+2)
Nenhum / branco / nulo: 4% (-1)
Não sabe / não respondeu: 2% (-1)
O Ipespe
A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com 36 anos de atuação, o Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda. Ele é doutor em Ciência Política efoi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.
O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.
Agregador de Pesquisas O POVO
O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.
Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.
O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.
O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.
Newsletter
A nova Newsletter O POVO é distribuída no começo da manhã.
INSCREVA-SE AQUI PARA RECEBER A NEWSLETTER
Ela traz um texto analítico que faz a conexão entre os principais fatos do dia, com ênfase em política e também em economia e questões que afetam a sociedade. A Newsletter segue gratuita e é enviada para o email dos assinantes de segunda a sexta-feira.
Além da Newsletter com noticiário geral, com ênfase em política, economia e sociedade, é possível se inscrever, no mesmo link, nas Newsletters de esportes, uma voltada para o Ceará e outra para o Fortaleza.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente