Entenda confusão entre Vera Magalhães e o deputado bolsonarista Douglas Garcia

O deputado Douglas Garcia (Republicanos) direcionou ataques à jornalista Vera Magalhães após debate entre os candidatos ao governo de São Paulo

O deputado estadual de São Paulo, Douglas Garcia (Republicanos) atacou a jornalista Vera Magalhães na madrugada desta quarta-feira, 14, após debate dos candidatos ao governo de São Paulo. A própria jornalista publicou vídeo em suas redes sociais mostrando o momento em que o parlamentar hostilizou a jornalista.

Douglas Garcia abordou a jornalista ao final do debate e se referiu a ela como "vergonha para o jornalismo brasileiro". A mesma frase foi utilizada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao se dirigir a ela, em debate presidencial, no dia 28 de agosto. O deputado ainda enunciou informações falsas sobre o “salário de Vera da Fundação Padre Anchieta”.

Segundo a jornalista, ainda durante o debate, o parlamentar começou a gravá-la, sem autorização dela. “Ele veio mentir novamente. Ele foi ao debate para me acossar, me intimidar, achar que com isso irá me calar e que terei medo. Isso não é aceitável. O Brasil é uma democracia e pressupõe uma imprensa livre”, disse Vera em suas redes sociais.

A jornalista ainda postou em seu Instagram vídeo onde fala sobre o ocorrido e diz que registrará um Boletim de Ocorrência contra o deputado.


Douglas Garcia estava no debate a convite de Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Tarcísio foi ministro da Infraestrutura no governo Jair Bolsonaro. O jornalista Leão Serva interferiu na discussão e tirou o celular da mão do deputado, arremessando o aparelho para longe.

Após o ocorrido, o jornal O Globo e a rádio CBN publicaram uma nota de repúdio a ação do deputado contra Vera.

Leia a íntegra das notas:

"É inaceitável sob todos os aspectos o ataque feito pelo deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) à jornalista Vera Magalhães, colunista do GLOBO, da CBN e apresentadora da TV Cultura. Não há espaço para esse tipo de ataque contra profissionais de imprensa em um ambiente democrático. Ao ofender e constranger a jornalista, uma das mais respeitadas do país, o deputado desferiu um atentado à imprensa livre. A situação é agravada pelo fato de Douglas estar no debate como convidado do candidato Tarcísio de Freitas, que, menos mal, repudiou a agressão. O episódio também prova, para quem ainda tinha alguma dúvida, que a conduta violenta do presidente Jair Bolsonaro, que atacou a jornalista no debate da Band, há duas semanas, gera agressões subsequentes. Os ataques não impedirão que o jornalismo independente siga fazendo as perguntas necessárias a todos que ocupam, ou pretendem ocupar, cargos de poder"

Além disso, os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU) se solidarizaram à jornalista Vera Magalhães, e repudiaram os ataques de Douglas, em publicações nas redes sociais.

— Ciro Gomes 12 (@cirogomes) September 14, 2022

Douglas Garcia já possui diversos históricos de agressões, polêmicas e denúncias no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Já foram abertos sete processos contra o parlamentar, sendo o caso no qual afirmou, em 2019, que, caso encontrasse uma transexual usando o mesmo banheiro que sua mãe ou sua irmã, a tiraria a tapa do local, um dos casos mais conhecidos. Parlamentares irão tentar cassar o mandato de deputado, e o candidato ao Governo de São Paulo, Tarcísio Freitas, disse que acha a ideia "ótima". 

 







Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vera magalhães ataques deputado douglas garcia São Paulo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar