Ipespe: no Ceará, Lula oscila para baixo, Bolsonaro oscila para cima e Ciro fica igual
Pesquisa Ipespe indica estabilidade, com variações dentro da margem de erro, sem mudanças significativas no cenário
12:48 | Set. 14, 2022
A terceira rodada da pesquisa Ipespe Ceará aponta estabilidade na corrida presidencial entre os eleitores do Estado. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece na liderança, com larga vantagem sobre os demais candidatos. O petista tem 52% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece na segunda posição, tem 24%. Na sequência estão Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), com 14% e 2%, respectivamente. Os demais postulantes não pontuaram.
Em relação à segunda pesquisa, divulgada no dia 25 de agosto, Lula oscilou um ponto para baixo e Bolsonaro, no caminho inverso, ganhou um ponto. Ciro e Tebet, por sua vez, mantiveram os mesmos números do levantamento anterior. O percentual dos entrevistados que responderam branco, nulo ou nenhum dos candidatos foi o mesmo nas duas pesquisas (5%). Também não houve alteração no índice dos que não sabem ou não responderam (3%).
Pesquisa estimulada
Lula (PT): 52% (-1%)
Bolsonaro (PL): 24% (+1%)
Ciro Gomes (PDT): 14% (=)
Simone Tebet (MDB): 2% (=)
Soraya Thronicke (UB): 0 (=)
Vera (PSTU): 0 (=)
Constituinte Eymael (DC): 0 (=)
Felipe d’Avila (Novo): 0 (=)
Pablo Marçal (Pros): 0 (=)
Sofia Manzano (PCB): 0 (=)
Branco/nulo: 5% (=)
Não sabe/não respondeu: 3% (=)
A pesquisa foi contratada pelo O POVO e entrevistou 1.000 eleitores entre os dias 9 e 11 de setembro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais (p.p) para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95,45%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04596/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), com o protocolo CE-06344/2022.
A menos de 20 dias para o primeiro turno das eleições, os números apontam cenário estável na escolha do candidato a presidente pelo eleitorado cearense. Nas três pesquisas já realizadas, não houve mudanças significativas.
Entre a primeira rodada, divulgada no dia 5 de agosto, e o levantamento mais recente, publicado nesta terça, Lula oscilou negativamente 3 p.p; Bolsonaro cresceu 4 p.p; Ciro ganhou 3 p.p e Tebet avanço 1 p.p. A única variação fora da margem de erro foi registrada pelo atual presidente.
Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, o cenário também é de poucas alterações. O ex-presidente aparece com 50% das intenções de voto, ante a 51% no dia 25 de agosto e 50% no dia 5 do mesmo mês.
Jair Bolsonaro, na vice-liderança, soma 21%. O presidente tinha 20% e 18%, respectivamente, nas duas rodadas anteriores. Já Ciro Gomes (PDT) pontuava 8% na primeira pesquisa, passou para 9% na segunda e foi a 11% na terceira. Já Tebet foi citada por 1% dos entrevistados nos dois últimos levantamentos e não pontou no primeiro.
Pesquisa espontânea
Lula (PT): 50% (-1%)
Bolsonaro (PL): 21% (+1%)
Ciro Gomes (PDT): 11% (+2%)
Simone Tebet (MDB): 1% (=)
Soraya Thronicke (UB): 0 (=)
Vera (PSTU): 0 (=)
Constituinte Eymael (DC): 0 (=)
Felipe d’Avila (Novo): 0 (=)
Pablo Marçal (Pros): 0 (=)
Sofia Manzano (PCB): 0 (=)
Branco/nulo: 3% (=)
Não sabe/não respondeu: 14% (-1%)
O Ipespe também avaliou o desempenho dos presidenciáveis considerando o gênero, idade, escolaridade e faixa salarial dos entrevistados. O ex-presidente Lula vence os adversários em todos os segmentos, mas pontua melhor entre as pessoas com mais de 60 anos (59%) e mulheres (60%). O desempenho é menor no eleitorado com renda de 2 a 5 salários mínimos (40%) e entre os homens (42%).
Já Bolsonaro pontua melhor exatamente nos grupos em que o petista tem menos intenções de voto. Nos dois segmentos, repete 34% de intenções de votos.
A pesquisa ainda revela a capilaridade eleitoral dos candidatos a partir da divisão territorial do Estado. Lula tem desempenho melhor no Interior do que na Capital e Região Metropolitana (55% a 48%). Bolsonaro performa no sentido oposto, tendo 24% em Fortaleza e RM e 22% no Interior.
Simulação de segundo turno
O Ipespe simulou um eventual segundo turno entre eleitores cearenses, com Lula e Bolsonaro na disputa.
Lula (PT): 68%
Bolsonaro (PL): 27% (+2)
Nenhum / branco / nulo: 4% (-1)
Não sabe / não respondeu: 2% (-1)
Leia mais
O Ipespe
A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com 36 anos de atuação, o Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda. Ele é doutor em Ciência Política efoi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.
O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.
Agregador de Pesquisas O POVO
O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.
Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.
O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.
O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.
Newsletter
A nova Newsletter O POVO é distribuída no começo da manhã.
INSCREVA-SE AQUI PARA RECEBER A NEWSLETTER
Ela traz um texto analítico que faz a conexão entre os principais fatos do dia, com ênfase em política e também em economia e questões que afetam a sociedade. A Newsletter segue gratuita e é enviada para o email dos assinantes de segunda a sexta-feira.
Além da Newsletter com noticiário geral, com ênfase em política, economia e sociedade, é possível se inscrever, no mesmo link, nas Newsletters de esportes, uma voltada para o Ceará e outra para o Fortaleza.