Debate O POVO com candidatos a governador; acompanhe em tempo real

Programa teve 1h30min de duração; acompanhe aqui a transmissão e o tempo real com os principais momentos

Candidatos a governador do Ceará participaram de debate promovido pelo O POVO nesta segunda-feira, 12 de setembro (12/09), a partir de 16 horas. Estiveram presentes os candidatos Capitão Wagner (UB), Elmano Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT).

Assista abaixo à transmissão do debate:

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Resumo

O debate começou às 16 horas, com mediação dos jornalistas Marcos Tardin e Maísa Vasconcelos. O encontro entre os candidatos ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE). 

Saúde, segurança, mobilidade urbana e educação foram os temas mais abordados no primeiro e segundo blocos. Os candidatos apresentaram propostas para ampliar a cobertura hospitalar, diminuir a evasão escolar e melhorar o ensino médio. Também prometeram implantar passagens gratuitas na Região Metropolitana de Fortaleza. 

No fim do terceiro bloco, Elmano e Roberto Cláudio tiveram um tenso enfrentamento sobre apoio de presidenciáveis. Já Capitão Wagner tentou se descolar do presidente Jair Bolsonaro, afirmando que pretende dialogar com qualquer mandatário, caso seja eleito.  

Políticos como Luizianne Lins, Camilo Santana, Eunício Oliveira e a governadora Izolda Cela também foram citados durante as confrontações dos candidatos. Acompanhe detalhes nas atualizações abaixo. 

Últimas atualizações

17h32min: Fim do debate. Maísa Vasconcelos e Marcos Tardin agradecem aos candidatos pela presença e ressaltam a importância do confronto de ideias para o eleitor decidir o voto. 

17h31min: Também nas condireçações finais, Roberto Cláudio afirma que quer construir um "ciclo novo de prosperidade" e evitar a volta do "coronelismo" na política cearense.

17h30min: Capitão Wagner diz que quer campanha "sem ódio e sem radicalização" e promete soluções para os principais problemas do Estado. Fala foi durante as considerações finais.

17h30min: Nas considerações finais, Elmano lembra que RC já foi apoiado por Eunício quando era candidato a prefeito. Também pediu voto e citou apoio de Lula e Camilo.

17h29min: RC disse que apoiou Camilo em 2014 e critica aliança do PT com Eunício Oliveira, adversário de Camilo naquele ano.

17h28min: Elmano chama RC de ingrato por criticar gestão Camilo.

17h25min: Roberto Cláudio diz que não tem "padrinho político" e que se orgulha de Ciro Gomes. Fala que Elmano está "surfando na onda dos outros".

17h24min: Elmano pergunta a Roberto Cláudio qual a proposta para a interiorização da saúde.

17h23min: Elmano diz que Lei para apoiar pessoas com espectro autista foi criada "no governo da presidenta Dilma, do PT".

17h22min: Wagner afirma que em Fortaleza há 25 mil crianças aguardando consulta com neuropediatra para diagnóstico do espectro autista.

17h21min: Elmano destaca ações criadas pelo governo Camilo, como o Vale Gás e o Mais infância. "O que eu vou fazer é ampliar isso".

17h20min: Wagner questiona Elmano sobre propostas na área de inclusão social.

17h18min: Wagner diz que vai criar rede de mulheres empreendedoras e ressalta que maioria dos seus assessores é do sexo feminino.

17h17min: Roberto Cláudio afirma que vai criar Secretaria da Mulher e Banco da Mulher.

17h16min: Wagner promete acolher mulheres vítimas de violência na Casa da Mulher Cearense e fala em investir em capacitação e liberar linha de crédito exclusiva para mulheres.

17h15min: RC pergunta a Wagner sobre políticas para as mulheres.

17h13min: Roberto Cláudio pede direito de resposta. Direito negado pela comissão. 

17h12min: Fim do terceiro bloco

17h10min: "Minha vida, desde os 16 anos, é ao lado do Lula. [...] Não escondo o Lula, você é quem esconde o Ciro", responde Elmano a Roberto Cláudio.

17h09min: "Não sou apadrinhado por Sarto, sou amigo e tenho orgulho disso", diz RC, acusando Elmano de se ligar a Lula e Camilo por "oportunismo eleitoral". Cita, ainda, a aliança do petista com Eunício Oliveira.

17h07min: Elmano fala que Roberto Cláudio tem "obsessão por Luizianne [Lins]" e diz que pedetista é "apadrinhado por Sarto".

17h06min: RC acusa Elmano de divulgar "fake news" sobre IJF e questiona ele ter "esquecido" Luizianne Lins na campanha.

17h04min: Wagner diz que pretende implantar serviço de urgência e emergência em saúde mental nos hospitais regionais.

17h02min: RC diz que problemas de saúde mental são "epidemia" do século. Promete construir 14 Centros de Atenção Psicossocial e duas unidades de internação hospitalar.

17h01min: Wagner pergunta a Roberto Cláudio sobre pospostas para a área da saúde mental.

17h00min: "Vou governar e conversar com quem quer que seja o presidente", diz Wagner após ser associado a Bolsonaro por Elmano.

16:58min: Elmano rebate, dizendo que Governo do Estado fez 37 mil casas populares. Diz que Governo Bolsonaro acabou com o "Minha Casa, Minha Vida" e associa presidente a Wagner. Petista promete construir 40 mil unidades habitacionais.

16h57min: Wagner diz que mais de 300 mil famílias estão sem moradias no Ceará. "Pretendemos garantir 30 mil moradias a cada ano".

16h56min: Elmano escolhe Wagner para responder. Questiona adversário sobre sua proposta na área habitacional.

16h53min: Fim do segundo bloco. 

16h52min: RC diz que Educação de Fortaleza foi um caos sob gestão de Elmano. "Na época dele, a evasão escolar chegou a 11%. A gente baixou para menos de 1%".

16h51min: Elmano diz que "não muda discurso porque governador anterior não me apoia". Se defende, diz que como secretário fez plano de cargos e carreiras dos profissionais da educação e acusou RC de não pagar precatórios dos professores de Fortaleza.

16h49min: RC associa Elmano a gestão Luizianne Lins e critica atuação dele como Secretário de Educação de Fortaleza. "O que você, Elmano, pensa que não seja reproduzir ações do Camilo e do Lula?"

16h48min: Elmano questiona RC sobre suas propostas para a educação.

16h47min: Elmano relembra motim e diz que Wagner foi "omisso, fraco" e não teve coragem de repreender greve ilegal dos policiais. "Não podemos admitir. [...] Isso é se acovardar".

16h46min: Wagner diz que "radicalismo e ódio não levam a lugar nenhum". Afirma, ainda, que não vai privatizar a Cagece.

16h44min: Elmano diz que vai garantir 100% de cobertura de saneamento básico na Região Metropolitana de Fortaleza e no Cariri. Promete fazer parceria público-privadas. Mudando de assunto, afirma que Wagner "se garante mesmo é em motim".

16h43min: Wagner pergunta a Elmano quais as suas propostas para ampliar o esgotamento sanitário.

16h42min: Wagner diz que RC quer enganar eleitor cearense sobre proposta de aumentar bases do RAIO no Interior. "Vocês tiveram 16 anos e não fizeram", disse.

16h40min: RC diz que "Padrão FBI" é "fantasia mirabolante" e afirma que Wagner "participou de dois motins da Polícia Militar".

16h39min: Wagner afirma que "Padrão FBI" tem incomodado os adversários. Acusa RC de incoerência, dizendo que até pouco tempo ele era aliado do governo e agora critica as políticas de segurança.

16h38min: Roberto Cláudio questiona Wagner sobre contratação de agente da FBI, caso seja eleito.

16h36min: Termina o primeiro bloco do debate. 

16h34min: Wagner fala que padrinhos políticos não ajudam "se o governador for fraco". Fala foi durante tréplica a Elmano.

16h33min: Elmano afirma que Wagner ajudou a eleger Bolsonaro e culpa presidente por aumento da pobreza no Ceará.

16h31min: Wagner diz que vai garantir passagem gratuita na Região Metropolitana de Fortaleza e diz que candidaturas de Elmano e RC levaram 5 milhões de cearenses à linha da pobreza. 

16h30min: Elmano escolhe Capitão Wagner para responder. O indaga sobre proposta de programa que garante passagens gratuitas no transporte público. 

16h28min: Elmano diz que propostas de Roberto Cláudio já estão sendo executadas pelo governo do Estado.

16h27min: Roberto Cláudio que "não ataca ninguém pessoalmente" e que é candidato para corrigir "as coisas que estão erradas".

16h26min: Elmano diz que vai criar milhares de empregos no Ceará com hidrogênio verde. Ele retoma discussão sobre Fundo de Combate à Pobreza e diz que deputado aliado de Wagner votou para reduzir orçamento do fundo e critica o fato de Roberto Cláudio atacar governo Camilo.

16h25min: Roberto Cláudio escolhe Elmano para responder. "Qual sua proposta para as energias renováveis?"

16h23min: Roberto Cláudio diz que vai fazer maior programa de moradia do governo estadual e pretende financiar internet banda larga para famílias carentes.

16h22min: Capitão Wagner diz que dinheiro do Fundo foi mal utilizado e associa Roberto Cláudio aos "governos dos últimos 16 anos".

16h19min: Roberto Cláudio diz que preciso uma ação emergencial. "Infelizmente, esse recurso está diluído, difuso. Quero enfrentar a pobreza e a miséria com esse recurso". Afirma ainda que a pobreza está aumentando no Ceará.

16h18min: Wagner faz primeira pergunta e escolhe Roberto Cláudio para responder. "Como o senhor vai utilizar o dinheiro do Fundo de Combate à Pobreza?"

16h17min: Capitão Wagner afirma que vai ampliar o número de escolhas profissionalizantes. Promete construir 44 unidades deste modelo e investir na capacitação digital dos estudantes.

16h16min: Roberto Cláudio diz que quer "incluir linguagem digital" no ensino médio e fortalecer a capacitação de jovens para o trabalho.

16h15min: Elmano é o primeiro a responder. Diz que vai universalizar o ensino em tempo integral, distribuir tabletes e valorizar o magistério. 

16:14min: A primeira pergunta é comum a todos os candidatos, feita pela produção. "Quais políticas para melhorar o ensino médio? 

16h11min: Mediadores fazem a abertura, apresentam os candidatos e detalham as regras do debate. 

16h00min: Começa o debate. Transmissão simultânea no rádio, TV e plataformas do O POVO

15h59min: Candidatos tomam posição no estúdio e se preparam para o início do debate. 

15h53min: Kamila Cardoso diz que o debate é uma grande oportunidade para candidatos se tornarem mais conhecidos.

15h52min: Camilo diz que o debate é importante para que a população conhece mais os candidatos e as suas propostas. "Faz parte da democracia. Espero que seja um momento rico", afirma.

15h48min: Elmano parabeniza O POVO e a OAB-CE pelo debate e diz ter a "melhor expectativa possível". Candidato diz que vai aproveitar o momento para trazer mais detalhes sobre suas propostas de governo.

15h44min: Elmano Freitas chega à sede da OAB-CE para participar do debate. Ele está acompanhado do ex-governador e candidato ao Senado, Camilo Santana.

15h38min: Capitão Wagner diz que debate ocorre em momento decisivo. "É agora que o eleitor começa a tomar sua decisão". Disse ainda esperar que o debate seja propositivo e de alto nível.

15h36min: Roberto Cláudio parabeniza o O POVO por promover o debate e diz que o veículo de comunicação tem sido um "sustentáculo da democracia" no Ceará. Diz esperar um debate propositivo, de ideais e de diferenças.

15h35min: Capitão Wagner acaba de chegar à sede da OAB-CE. Ele está acompanhado de assessores e da candidata ao Senado, Kamila Cardoso. 

15:34min: Roberto Cláudio é o primeiro candidato a chegar à sede da OAB-CE para participar do debate. Estava acompanhado de sua assessoria e cumprimentou diretores do O POVO ao entrar no estúdio.

15:24min: Presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, diz que debate reforça Estado Democrático de Direito e aguarda debate propositivo. "Quem ganha é o eleitor. Oportunidade de engrandecer a democracia cearense", disse Dantas em entrevista à rádio O POVO CBN.

15:18min: Militância de Roberto Cláudio (PDT) já está concentrada do lado de fora da seda da OAB-CE, onde o debate será realizado, e aguarda a chegada do candidato. 

15h08min: Tudo pronto para o debate. Últimos ajustes técnicos finalizados. Candidatos devem chegar ao estúdio em instantes. 

O debate

O Debate O POVO tem transmissão simultânea no rádio, na televisão, no Youtube, no Facebook, no Twitter e no TikTok.

O debate é realizado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE). O formato valoriza o confronto direto entre os participantes. Serão cinco blocos, quatro deles dedicados ao embate de ideias.

Regras:

- Na primeira rodada, os candidatos respondem a uma mesma pergunta, elaborada pela produção do O POVO. O tempo de resposta, nesse caso, será de no máximo um minuto.

- Nas quatro rodadas seguintes, as perguntas serão formuladas pelos próprios postulantes e direcionadas aos oponentes. Cada um terá direito a quatro indagações, duas para cada adversário. Da mesma forma, os três candidatos irão responder a quatro perguntas, duas elaboradas por cada concorrente. As perguntas serão de tema livre.

- No fim do programa, os postulantes 30 segundos para expor suas considerações finais.

Direito de resposta: Aqueles que se sentirem caluniados, injuriados ou difamados poderão solicitar direito de resposta durante o programa. Os pedidos serão julgados por uma comissão formada por jornalistas do O POVO.

O debate vai ao ar antes da divulgação da terceira rodada da pesquisa Ipespe Ceará, encomendada pelo O POVO, cujo resultado será publicado na terça-feira, 13. O levantamento começou a ser realizado na sexta-feira, 9, e será concluído neste domingo, 11.

Na última rodada, veiculada no dia 25 de agosto, RC e Elmano também estavam tecnicamente empatados, mas com o pedetista à frente (25% a 20%). Wagner estava na ponta, com 37%. Os três chegam ao debate com estratégias diferentes. Enquanto Wagner busca se consolidar no topo da disputa, com tendência de adotar postura mais moderada, Elmano e Roberto Cláudio podem lançar mão de comportamento combativo um contra o outro. 

O programa é transmitido ao vivo, direto do auditório da OAB-CE, pelas rádios O POVO CBN (AM 1010 e FM 95,5) e CBN Cariri (FM 93,5), pelo Canal FDR (canal 48.1 na TV aberta, canal 23 na Multiplay, canal 24 na Net e canal 138 na Brisanet) e pelo Youtube, Facebook, Twitter e TikTok do O POVO.

Os três candidatos convidados para o debate são filiados a partidos políticos com representação no Congresso Nacional, a partir do que estabelece a Lei das Eleições (Lei nº 9504/1997) e a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) número 23.610/2019. 

Debate O POVO

Quando: 12 de setembro (12/09)

Horário: 16 horas

Local: sede da OAB-CE, na avenida Washington Soares, 800, bairro Guararapes

Como acompanhar o debate:

Rádios: O POVO CBN (FM 95.5 e AM 1010) e CBN Cariri (FM 93.5)

TV: Canal FDR (canal 48.1 na TV aberta, canal 23 da Multiplay, canal 24 da Net e canal 138 da Brisanet)

Internet: Youtube, Facebook, Twitter e TikTok do O POVO

Acompanhe a cobertura do O POVO

Canal Eleições, com tudo da cobertura eleitoral no Ceará e pelo Brasil: opovo.com.br/eleicoes-2022

Programa Jogo Político: terça-feira, às 15 horas, com entrevistas de personalidades da política cearense e brasileira. Ao vivo no Youtube e Facebook do O POVO

Podcast Jogo Político: quarta-feira, às 10 horas, com análise dos fatos da semana. Ao vivo, no Youtube e Facebook do O POVO. Disponível também nas plataformas de áudio: Apple podcasts, Spotify, Amazon Music, Google Podcasts e Radio Public

Siga Jogo Político no Twitter: @jogopolitico

Inscreva-se para receber a Newsletter do O POVO

Agregador de Pesquisas O POVO

O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.

O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

DEBATE O POVO DEBATE GOVERNO CEARÁ ASSISTIR DEBATE O POVO ASISTIR DEBATE GOVERNO CEARÁ DEBATE CANDIDATOS CEARÁ

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar