TRE-CE libera candidatura de Domingos Filho a vice-governador na chapa de RC

Pleno da corte eleitoral rejeitou por unanimidade ação de impugnação que havia sido apresentada pela coligação petista de Elmano Freitas e Camilo Santana

16:17 | Set. 11, 2022

Por: Luciano Cesário
Domingos Filho, presidente estadual do PSD, fala sobre as perspectiva para as eleições de 2024 (foto: FCO FONTENELE)

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) deferiu por unanimidade a candidatura de Domingos Filho (PSD) a vice-governador na chapa de Roberto Cláudio (PDT) para as eleições de outubro. A decisão foi proferida neste domingo, 11. No julgamento do pleno, o placar foi de 7 a 0 a favor da liberação do registro.

Os desembargadores rejeitaram uma ação de impugnação que havia sido protocolada pela coligação de Elmano Freitas (PT), candidato ao Governo, e Camilo Santana (PT), postulante ao Senado.

O pedido argumentava que Domingos deixou de se desincompatibilizar do cargo de conselheiro em disponibilidade no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), extinto em 2007.

Domingos sustentava, desde o começo da campanha, que a questão já havia sido pacificada nas eleições de 2018, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou o registro de sua candidatura a deputado estadual diante de um pedido de indeferimento com o mesmo argumento da petição protocolada pela coligação petista. Na época, contudo, ele renunciou à disputa e apresentou a sua esposa, Patrícia Aguiar (PSD), como candidata.

Essa é a segunda vez que Domingos Filho tenta chegar à vice-governadoria do Ceará, onde já esteve entre 2011 e 2014, no segundo mandato do então governador Cid Gomes (PDT).