Giovanni Sampaio retira candidatura a deputado federal para apoiar Elmano e Camilo
Vice-prefeito de Juazeiro do Norte é filiado ao PSD, partido que integra coligação adversária aos candidatos petistasO vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio (PSD), desistiu da candidatura a deputado federal nas eleições de outubro para apoiar Elmano Freitas (PT) ao Governo do Estado e Camilo Santana ao Senado (PT). Com a retirada da candidatura, Sampaio fica desobrigado a fazer campanha para Érika Amorim (PSD), candidata do partido ao Senado, e Roberto Cláudio (PDT), companheiro de chapa do presidente estadual do PSD, Domingos Filho.
A desistência foi comunicada por meio das redes sociais, na tarde desta terça-feira, 6. "Juazeiro precisa de um deputado e não de uma aventura. Entrar para fazer número não adiantaria", disse Sampaio em vídeo no qual aparece ao lado de Camilo e Elmano. O vice-prefeito revelou que vinha contando com a ajuda do ex-governador na campanha –mesmo este sendo de uma coligação adversária à do seu partido–, mas admitiu dificuldades para costurar acordos locais.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Camilo disse respeitar a decisão de Sampaio e comemorou o fato de o aliado estar desimpedido de obrigações partidárias para se engajar na sua campanha à Câmara Alta e na de Elmano ao Abolição. "Eu me sinto feliz porque agora vai poder externar o apoio para mim para senador, porque não fazia parte da coligação dele, e externar o apoio para o Elmano", afirmou o ex-governador.
Esta é a segunda eleição geral consecutiva que Giovanni Sampaio desiste de disputar cargo proporcional. Em 2018, ele também havia registrado candidatura a deputado estadual, mas renunciou antes do início da campanha para apoiar Fernando Santana (PT).
Desta vez, ao contrário do pleito anterior, ele chegou a fazer o lançamento oficial da candidatura, no fim de agosto, reunindo dezenas de apoiadores em uma casa de eventos em Juazeiro do Norte. Giovanni já tinha o apoio declarado do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos). O vice-prefeito não anunciou se pretende continuar no PSD.
Com a renúncia, o apoio de Bezerra agora é disputado pelo empresário Yury do Paredão (PL) e pelo deputado estadual e candidato a deputado federal, Nelinho Freitas (MDB), ambos radicados em Juazeiro do Norte.