Elmano diz que há questões que quer "corrigir" na gestão de Camilo Santana
Petista também falou de propostas para a Saúde como a conclusão do hospital universitário da UeceCaminhando para os momentos decisivos da campanha para a sucessão do Governo do Ceará, o candidato Elmano Freitas (PT) disse que pretende manter e avançar em políticas que foram efetivas na gestão do ex-governador Camilo Santana (PT), que disputa vaga no Senado nas eleições de 2022, mas que há questões que pretende “corrigir”. O petista afirma que é necessário ter humildade para entender críticas, quando pertinentes, porque elas podem retificar um “rumo que possa estar errado”.
LEIA MAIS | Pesquisa Ipespe Ceará: Capitão Wagner 37%; Roberto Cláudio 25% e Elmano 20%
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA MAIS | Pesquisa Ipespe: Elmano é quem tem voto mais consolidado; eleitores de RC e Wagner migram entre si
“Temos coisas muito positivas no governo Camilo Santana, que eu quero continuar e avançar, e há questões que eu quero corrigir, isso faz parte da nossa natureza. Eu acho que é importante nunca perder essa humildade para quando ouvir uma crítica e ficar com raiva, mas tentar entender a crítica que às vezes você concorda, às vezes você não concorda com a crítica, mas estar aberto a ouvir, porque de repente a crítica é pertinente, é correta”, afirmou o político em entrevista ao O POVO.
Ao ser questionado sobre reconhecer, além dos avanços, problemas na gestão da ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT), Elmano se esquivou, mas disse que tem “orgulho” da sua trajetória política. “Nós somos um aprendizado na vida por onde nós passamos. Eu tenho muito orgulho da minha vida como advogado, minha vida como secretário da educação, minha passagem como deputado estadual, o aprendizado que nós temos em cada momento desse da vida. Então, eu levo a minha experiência para ser governador de tudo aquilo que passei, daquilo que acertei e também daquilo que errei. Eu acho que é muito importante a gente ter humildade para tentar ser melhor”, diz.
Propostas para a Saúde
Durante a manhã desta terça-feira, 6, o candidato do PT esteve presente no comitê da legenda na Washington Soares, ao lado de Camilo, onde encontrou-se com a coordenação geral de campanha. Na ocasião, o político disse ao O POVO que pretende concluir o hospital universitário da Uece, além de construir três hospitais polos regionais: um no Maciço de Baturité, outro na região do Sertão de Crateús e Inhamuns e também no Centro-Sul. Esse último para atender a população de Icó, Acopiara, Iguatu.
Para Elmano, as medidas vão “desafogar” a ocupação do Instituto Dr. José Frota (IJF), além de melhorar a situação da Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o petista, o intuito é avançar na “interiorização da saúde pública do Estado”, buscando “aproximar o sistema de saúde” da residência dos cearenses.
De acordo com o candidato, o hospital universitário será um equipamento com 650 leitos, com ensino, pesquisa e atendimento à população. “Então, o nosso trabalho é um trabalho de fortalecimento, um sistema público de saúde que se mostrou na pandemia absolutamente necessário para a proteção e para garantir a vida do nosso povo. É isso que nós temos o nosso projeto”, destaca.
Elmano explica que a iniciativa prevê que hospitais e pólos regionais contem com serviço de tratamento do câncer, para que os pacientes não tenham mais de vir à Capital para ser atendido. “Garantir sala de estabilização em todos os municípios do Ceará para que aquela pessoa que chegue em uma cidade pequena tenha condição de ficar em uma sala de estabilização”, acrescentou o político.
Ele afirma que pretende “universalizar o serviço do Samu”, com fortalecimento da frota de ambulâncias para que, caso seja necessário, os pacientes possam ser transportados “com segurança e comodidade” para as unidades de saúde.