Bolsonaro se irrita com jornalista da Jovem Pan: "Seu marido vota em mim"

Presidente mencionou vida pessoal de Amanda Klein na entrevista da Jovem Pan

16:41 | Set. 06, 2022

Por: Israel Gomes
Ex-presidente Jair Bolsonaro (foto: José Cruz/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a se envolver em ataque a jornalistas mulheres. Durante participação em entrevista no canal da Jovem Pan, na manhã desta terça-feira, 6, o chefe do Executivo mencionou a vida pessoal de Amanda Klein, após ficar irritado com uma pergunta sobre compra de imóveis em dinheiro vivo. O político acusou a profissional de ser “leviana”.

LEIA MAIS | Bolsonaro ataca jornalista, Soraya e Tebet reagem e presidente recua e acena às mulheres

LEIA MAIS | Mulheres saem em defesa de Vera Magalhães após ataque de Bolsonaro: "Misoginia"

A jornalista, quando questionou Jair, citou uma reportagem do UOL que mostra que o presidente e seus familiares negociaram 107 imóveis nos últimos 30 anos, sendo 51 deles pagos com uso de dinheiro em espécie.

“Amanda, você é casada com uma pessoa que vota em mim. Não sei como é o teu convívio com ele na sua casa”, começou o Bolsonaro, antes de ser interrompido pela jornalista, que respondeu: “Minha vida particular não está em pauta aqui”. Na sequência, o chefe do Executivo questionou: ”E a minha (vida) particular está em pauta por quê?” e foi respondido: "Porque o senhor é uma pessoa pública, o senhor é Presidente da República”.

Veja o vídeo

 

Não adianta. Pode ser na rua, na Câmara, no cercadinho, do debate da Band e até na Jovem Pan… Bolsonaro tem um problema com mulheres. Não admite ser questionado por uma sobre um assunto espinhoso sem apelar para o machismo.

E o pior: não respondeu. pic.twitter.com/nSBZaD5PTc

— Antonio Tabet (@antoniotabet) September 6, 2022

A âncora é esposa do empresário Paulo Ribeiro de Barros. Em abril, ela concedeu uma entrevista ao canal de Cíntia Chagas revelando que seu marido votava no político. "O fato de ele votar no Bolsonaro e eu não, não quer dizer que a gente não tenha pontos em comum", disse na ocasião.

LEIA MAIS | Metade dos bens de Bolsonaro e seus familiares foi comprada em dinheiro em espécie, diz portal

Ainda durante a entrevista, Bolsonaro afirmou que pediria as certidões de imóveis de Paulo Ribeiro. "Se pegar os bens do seu marido (...) Eu vou pedir, Amanda, respeitosamente, uma certidão do seu marido, no fórum, se porventura ele tenha casas, imóveis, e quero ver, na escritura, quando ele comprou, se está escrito moeda corrente ou não. E aí, Amanda, vai estar escrito moeda corrente? Você vai falar o quê?”, disse.

O presidente afirmou que âncora estaria querendo colocar nele um rótulo de “corrupto”."Se a Folha (a matéria é do UOL) faz essa investigação sem pé nem cabeça para me atingir, me perseguem há mais de quatro anos, agora você, da Jovem Pan, vai querer endossar”, completou.

A entrevista repercutiu negativamente. As reações nas redes sociais relembram o episódio recente com a jornalista Vera Magalhães, durante debate com presidenciáveis na TV Band. Na ocasião, Bolsonaro sugeriu que a apresentadora do Roda Viva fosse “apaixonada” por ele. "Vera, não podia esperar outra de você. Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido num debate como esse, fazer acusações mentirosas ao meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro”, disse.

Mais uma vez, o político havia se irritado com um pergunta. Ele não gostou de ser questionado sobre a cobertura vacinal e desinformação durante a pandemia da Covid-19.

Vera, inclusive, se solidarizou com a âncora da Jovem Pan. "Jornalista pergunta sobre imóveis comprados parte em dinheiro vivo. O presidente da República responde: ‘Seu marido vota em mim’. Não é um deslize, não é culpa do mensageiro. É método. Toda a solidariedade à Amanda Klein. E parabéns pela coragem”, disse em mensagem publicada no Twitter.