Luizianne rebate críticas de RC e diz que pedetista vai ser "desmascarado"
Ex-prefeita de Fortaleza acusou candidato do PDT de "estadualizar" cenário eleitoral pretérito de Fortaleza e o chamou de "gigante com pé de barro"A ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) rebateu as críticas do também ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), que associou o que ele considera feitos negativos da gestão da petista ao seu adversário na disputa pelo Governo do Estado, Elmano Freitas (PT). Luizianne afirmou que RC tenta "estadualizar o debate com mentiras" e que o pedetista será "desmascarado" ao longo da campanha.
"O Roberto Cláudio, pela primeira vez, está tendo a oportunidade de ser desmascarado, porque ele passou muito tempo governando às custas das coisas que eu tinha feito e deixado para fazer. Ele ficou durante muito tempo querendo se apossar das obras que são da minha gestão", disse a deputada federal antes de participar da inauguração do comitê central de sua campanha à reeleição, no bairro Benfica, em Fortaleza, na noite desta quinta-feira, 1º.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A petista argumentou que a maioria das ações destacadas na propaganda eleitoral de RC no rádio e na TV foram total ou parcialmente realizadas pela gestão dela. "O Hospital da Mulher, os Cucas, a Vila do Mar, o Jardim Japonês, as Praças da Juventude, toda a reurbanização, muitas coisas que nós fizemos e que ele nunca teve a coragem de dizer para o povo que foi fruto nosso trabalho".
A ex-prefeita considera que o pedetista erra o alvo com a estratégia de "estadualizar" o cenário pretérito de disputas municipais na Capital. "Nós fizemos muita coisa que a população nunca vai esquecer. Se ele pensa que vai atingir o Elmano com isso, o efeito será justamente o contrário, porque o povo sabe dos avanços", disse.
"Espero que ele pegue também as coisas boas, porque ele sempre foi enrustido, do ponto de vista das políticas públicas. Nunca reconheceu o que nós fizemos e nunca disse que muita coisa que ele fez foi em função do que nós fizemos", complementou a deputada.
As críticas de RC à sua antecessora na Prefeitura de Fortaleza ocorreram na última segunda-feira, 29, durante o primeiro debate com os candidatos ao Governo do Ceará, promovido pela TV Cidade. Na ocasião, o pedetista afirmou que o governo Luizianne traz "memórias muito ruins ao fortalezense" por ter, supostamente, deixado de construir 84 creches, sucateado a saúde e desprezado a política de educação em tempo integral.
Ao mesmo tempo em que apontou os problemas, RC relacionou Luizianne a Elmano, dizendo que a ex-prefeita é a "verdadeira madrinha" política do candidato adversário. Na segunda gestão da petista, entre 2009 e 2012, Elmano foi secretário de Educação e coordenador do Orçamento Participativo.
No debate, o pedetista ainda acusou o candidato do PT de tentar esconder Luizianne de sua campanha. Questionada sobre a fala, a ex-prefeita chamou RC de "gigante com pé de barro" e completou dizendo que joga no mesmo time de Elmano.
"Essas pessoas, como o Roberto Cláudio, não têm ideia do que é um projeto coletivo, um projeto político-partidário. Essa é a minha história e a do Elmano, ao contrário dele e dos Ferreira Gomes", finalizou.
Presente na inauguração do comitê de Luizianne, o presidente estadual do PT, Antônio Filho, o Conin, saiu em defesa da aliada. "Se ele [Roberto Cláudio] quer fazer esse debate sobre Fortaleza, devia convidar a própria Luizianne para um debate. O povo vai escolher não é o próximo prefeito de Fortaleza, o povo vai escolher é o próximo governador do Ceará", afirmou.
Para o dirigente, a postura de RC em relação à ex-prefeita tem como objetivo "desviar a atenção do eleitor sobre os legados do governo Camilo" para dissociá-los da candidatura de Elmano, nome apoiado pelo ex-governador.