Jogo Político: Veja entrevistas com todos os candidatos ao Senado pelo Ceará
Durante quase uma semana, programa entrevistou os quatro candidatos ao Palácio da AboliçãoO programa Jogo Político encerrou, na última semana de agosto, a série de entrevistas realizadas com os candidatos ao Senado pelo Ceará. O primeiro concorrente que abriu a série foi a concorrente pelo PSD, Érika Amorim (22/8), apoiada por Roberto Cláudio (PDT). Logo em seguida, foi a vez de Kamila Cardoso (23/8), candidata pelo Avante apoiada por Capitão Wagner (União). Na sequência, veio o candidato do PT, Camilo Santana (24/8) e, para fechar, o candidato do PSTU, Carlos Silva (25/8).
Acompanhe abaixo todos os episódios, com apresentação do jornalista e editor de Política do O POVO, Ítalo Coriolano, e participação do colunista, Carlos Mazza.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Érika Amorim (PSD) - 22/8
A deputada estadual falou sobre o processo interno do PDT que definiu o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio como nome para disputar o Governo. Além de defender o pedetista, por, segundo ele, ser o mais preparado para concorrer ao Palácio da Abolição, ela evitou elogiar a atual governadora Izolda Cela (sem partido). Ao mesmo tempo, se lança na disputa abraçando à causa das mulheres na política, com um discurso de que não tem nenhuma mulher no Senado representando os cearenses. Evangélica, ela comentou sobre o movimento religioso na política, sinalizando compreensão.
Veja principais matérias
Evangélica, Érika Amorim diz entender movimento religioso dentro da política
Érika Amorim faz aceno as mulheres na disputa contra Camilo para o Senado
Kamila Cardoso (Avante) - 23/8
A advogada comentou sobre eventual apoio ao candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, já que sua sigla integra o arco de alianças do petista no cenário nacional. Mas manteve posição firme de que preferia focar na sua candidatura, deixando a discussão de apoio para presidente para mais adiante. Kamila também comentou sobre a exclusão de Izolda pelo PDT e, ao contrário de sua concorrente Érika Amorim, além de considerar que houve machismo no processo de escolha, ela afirmou que “ficou muito feio pro lado de lá”. Ela se lança na disputa na defesa da pauta feminina, e com pautas que dizem respeito a causas sociais, como acessibilidade e políticas de inclusão para pessoas com deficiência.
Veja principais matérias:
"Ficou muito feio pro lado de lá", diz Kamila Cardoso sobre exclusão de Izolda pelo PDT
"Prefiro focar na minha candidatura", diz Kamila sobre declarar apoio a Lula ou Bolsonaro
Camilo Santana (PT) - 24/8
O ex-governador comentou sobre o processo de escolha do candidato PDT ao Governo, que acabou por preterir Izolda Cela. O resultado foi o fim da aliança histórica do PT com os Ferreira Gomes no Ceará. Camilo também falou sobre as acusações que a oposição vem fazendo de que o Governo está chantageando prefeitos em troca de apoio a Elmano Freitas (PT), de ter sido chamado de traidor por Ciro Gomes (PDT), e do suposto convite do ex-presidente Lula (PT), se eleito, entregar um dos ministérios ao petista.
Veja principais matérias
Camilo diz que Roberto Cláudio sabia da preferência por Izolda
Camilo sobre acusação de coagir prefeitos: "Eu não faço política desse jeito"
Camilo diz que só declarou apoio a Lula depois do rompimento com Ciro
Carlos Silva (PSTU) - 25/8
O candidato teve sua candidatura indeferida no final de agosto, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O órgão alegou que Carlos “não possui a efetiva quitação eleitoral”. Durante sua passagem pelo programa, ele fez críticas ao sistema político atual no Brasil, defendendo uma mudança no modelo econômico do País, dando mais valor à classe trabalhadora. Também fez duras críticas a Lula, afirmando que o petista “traiu a classe trabalhadora”.
Veja principais matérias
"O Lula traiu a classe trabalhadora", diz Carlos Silva, candidato ao Senado pelo PSTU