Pesquisa Ipespe Ceará é divulgada: confira novos números no O POVO

Este é o segundo levantamento sobre a eleição no Ceará

11:18 | Ago. 25, 2022

Por: Vítor Magalhães
Capitão Wagner, Roberto Cláudio e Elmano Freitas são os candidatos ao Governo do Ceará mais bem colocados nas pesquisas. (foto: Fábio Lima - Fábio Lima - Fco Fontenele / O POVO)

A segunda rodada da pesquisa Ipespe sobre as eleições no Ceará foi divulgada nesta quinta-feira, 25, após as 15 horas, nas plataformas digitais do O POVO. O levantamento ouviu os eleitores cearenses sobre as intenções de voto para governador, senador e presidente da República no pleito do próximo dia 2 de outubro. Para o Governo do Estado, Capitão Wagner (União Brasil) lidera com 37%. Roberto Cláudio (PDT) tem 25%. Elmano Freitas (PT) aparece com 20%. Confira os números aqui.

Pessoas inscritas na Newsletter O POVO receberam os resultados antecipadamente.

INSCREVA-SE AQUI PARA RECEBER A NEWSLETTER

Esta é a primeira pesquisa divulgada desde o início do período das campanhas eleitorais do primeiro turno, que começaram no último dia 16 de agosto e têm duração de 45 dias. Além de medir a intenção de voto espontânea e estimulada dos eleitores do Estado, temas como a avaliação das gestões do presidente Jair Bolsonaro (PL) e da governadora do Ceará Izolda Cela (sem partido) são abordados.

O levantamento mostrará ainda em quem o eleitor votaria com certeza, em quem poderia votar e em quem não votaria de jeito nenhum; bem como a segunda opção de voto dos eleitores caso mudem de candidato.

Na rodada anterior da pesquisa Ipespe, divulgada no último dia 4 de agosto, Capitão Wagner (União Brasil) liderava a disputa com 38% das intenções de voto. Na sequência, apareceram o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), com 28%, e o deputado Elmano Freitas (PT), que obteve 13%. Os candidatos Zé Batista (PSTU), com 1%, e Serley Leal (UP) que foi citado, mas não atingiu 1% das intenções de voto também apareceram, enquanto Chico Malta (PCB) constava na lista, mas não foi citado.

Na ocasião, a pesquisa contratada pelo O POVO foi a primeira a mostrar o cenário eleitoral do Estado após o rompimento da aliança entre PDT e PT.

A segunda rodada da Pesquisa Ipespe ouviu 1.000 eleitores do Ceará, via telefone. A margem de erro do levantamento será de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado será de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde o último dia 19, com o número CE-07968/2022.

Perfil dos entrevistados

Com base nos dados do IBGE, Pnad 2015 e do Tribunal Superior Eleitoral, o perfil previsto dos eleitores entrevistados é de 47% de homens e 53% de mulheres. Sobre a faixa etária, 15% das entrevistas estarão concentradas em pessoas de idade entre 16 e 24 anos; 42% no segmento de 25 a 44 anos; 23% de 45 a 59 anos e 19% com 60 anos ou mais.

Quanto à escolaridade, 45% dos entrevistados têm até ensino fundamental, 42% têm ensino médio e outros 13% possuem ensino superior. No recorte de renda familiar, 60% estão na faixa com até dois salários mínimos, 30% com dois a cinco salários mínimos e 10% acima de cinco salários mínimos.

O instituto

A pesquisa será realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), há 36 anos em atuação no mercado nacional e internacional e um dos mais respeitados órgãos de pesquisa de opinião no Brasil.

O Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda, doutor em Ciência Política, autor de 11 livros, entre eles Democracia nas Urnas. Lavareda foi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.

"O voto dos cearenses, a campanha eleitoral, a relação entre a disputa nacional e a eleição estadual, tudo isso e muito mais será acompanhado pelas pesquisas do Ipespe, com primeira divulgação nessa quinta", disse Lavareda, presidente do Conselho Científico do instituto.

O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.

Agregador de Pesquisas O POVO

O POVO+, plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

O agregador tem números das disputas pela Presidência da República, pelos governos dos estados e pelo Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais. O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.