Natália Herculano recua de candidatura a deputada federal para disputar Assembleia Legislativa
A briga entre o empresário Chiquinho Feitosa e o senador Tasso Jereissati (PSDB), no entanto, repercute no repasse de verbas do fundo eleitoral, fazendo com que alguns filiados repensem as próprias candidaturas
17:19 | Ago. 23, 2022
Atualizada às 20h13min
Ex-primeira-dama de Fortaleza, Natália Herculano (PSDB) será candidata novamente a deputada estadual. O nome dela constava na nominata tucana como concorrente a cadeira na Câmara dos Deputados. A briga entre o empresário Chiquinho Feitosa e o senador Tasso Jereissati (PSDB), no entanto, repercute no repasse de verbas do fundo eleitoral, fazendo com que alguns filiados repensem as próprias candidaturas e para qual Casa tentarão se eleger. Foi o caso de Natália.
Naty Herculano, nome que aparecerá nas urnas pela primeira vez, via com pessimismo a disputa à Câmara Federal nessas circunstâncias. Recorreu a Feitosa para voltar a ser candidata a deputada estadual, que lhe atendeu.
Natália esteve nessa segunda-feira, 22, com Feitosa, na inauguração do comitê central da campanha de Elmano Freitas (PT) para governador e de Camilo Santana (PT) para o Senado Federal. Acompanhada da cadela Marrion, que passou a ser conhecida durante a campanha vitoriosa de José Sarto (PDT) à Prefeitura de Fortaleza, em 2020.
Por volta de 18 horas da noite desta terça-feira, 23, Natália emitiu nota no Instagram sobre a mudança na candidatura. "Vamos seguir firme, minha gente! A luta é hoje e sempre! Vamos para a Assembleia Legislativa do Ceará. Confiem e sigam na luta", afirma em trecho da nota.
Leia a nota na íntegra:
"Eu sempre andei ao lado da transparência e da verdade. Dessa vez, não seria diferente. Após mudanças internas e novas decisões dentro do meu partido, o PSDB, retornei a minha posição e vontade inicial de me candidatar para deputada estadual.
Volto com essa decisão mais forte e com muito mais vontade de promover as mudanças que o nosso estado precisa. Ressalto que eleger mais mulheres para cargos de poder vai muito além de acordos políticos. É preciso ser de verdade e ter muita vontade de lutar. Se tem algo que não abro mão é de lutar pelo o que acredito. Contem comigo!
E é por esse motivo que comunico a todas e todos o retorno da minha candidatura para deputada estadual. Mais do que isso, agradeço, de todo o meu coração, o apoio que estou tendo desde sempre da minha família, dos amigos, de todas as lideranças que estão comigo nessa caminhada e do povo nas ruas, que sempre demonstraram carinho e respeito por mim.
Vamos seguir firme, minha gente! A luta é hoje e sempre! Vamos para a Assembleia Legislativa do Ceará. Confiem e sigam na luta!"
A briga entre Tasso e Chiquinho
A federação PSDB/Cidadania estará neutra na disputa ao Governo do Ceará. A tese de Chiquinho Feitosa, oficializada em convenção estadual, prevaleceu sobre a intenção de Tasso Jereissati de ver o partido na coligação de Roberto Cláudio (PDT), candidato que apoia (entenda aqui).
Tasso então fez nova convenção aprovando o nome do amigo e empresário Amarílio Macedo (PSDB) como candidato ao Senado na chapa de RC. O caso foi à Justiça e o pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu vitória a Chiquinho.
Nesse domingo, 21, na inauguração do comitê central da campanha pedetista rumo ao Abolição, Tasso classificou a história toda como um "truque jurídico" de um "infiltrado".