Camilo diz que ele e Izolda escolheram o nome de Elmano para disputar Governo do Ceará
A revelação foi feita durante comício da cidade de Chorozinho. Segundo Camilo, Elmano "tem a capacidade de continuar o nosso trabalho"
11:37 | Ago. 22, 2022
O ex-governador Camilo Santana (PT) revelou na noite deste domingo, 21, que a escolha do nome do deputado Elmano Freitas (PT) para disputar o Governo do Ceará não foi feita somente por ele, mas também pela governadora Izolda Cela (sem partido). "O Ceará não pode retroceder. Por isso eu e a Izolda escolhemos alguém que tinha a capacidade de continuar o nosso trabalho", afirmou Camilo durante evento de campanha na cidade de Chorozinho, distante 68,6 km de Fortaleza.
Izolda foi preterida pelo PDT cearense em disputa interna que teve como vencedor o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio. Ela tinha o apoio de Camilo, do PT e de boa parte da aliança governista. A chefe do Palácio da Abolição lamentou o resultado, afirmando que seu partido decidiu que ela não teria o direito de concorrer à reeleição. Poucos dias depois, anunciou que estava se desfiliando do PDT.
Até agora, entretanto, a governadora não indicou preferência por nenhum dos candidatos que surgiram após o racha da base governista: Elmano Freitas e Roberto Cláudio. Mas também não descartou participação no processo eleitoral. Segundo o governadora, ela não possui "compromissos nesse momento".
Durante comício em Chorozinho, Elmano retribuiu elogios de Camilo, enalteceu o papel de Izolda e afirmou que, "se Deus quiser", o Ceará continuará tendo um homem e uma mulher no comando, fazendo referência a Jade Romero (MDB), vice em sua chapa.
Aproveitou para pedir votos para dois candidatos da sigla adversária na disputa pelo Governo, o PDT. No fim do discurso, destacou os trabalhos do presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, e do deputado federal Robério Monteiro. "Não quero deixar de falar, porque esse município tem um grande deputado estadual, Evandro Leitão, assim como ele tem um grande deputado federal, Robério Monteiro, que merece voltar para Brasília".
Mais cedo, deputado federal José Airton (PT) disse acreditar que o candidato petista ao Governo do Ceará se consolidará durante a campanha eleitoral deste ano, que completa uma semana na próxima terça, 23.
O parlamenta disse estar "surpreso" com a adesão popular à candidatura de Elmano que, segundo ele, "não é tão conhecido", mas que, apesar disso, é a "síntese de um jovem pós-Camilo, que pela sua história, legado, luta e defesa dos trabalhadores rurais" se consolidará como alternativa.
Sobre o rompimento com o PDT no Ceará, o deputado afirmou que ambos os partidos estão num campo progressista democrático e que "é natural que no calor das eleições possam ocorrer divergências que, de certo modo, podem aprimorar o projeto para o Ceará".
O petista esteve neste domingo nos Centro das Tapioqueiras, em Messejana, para evento de campanha que também contaria com a presença de Camilo e Elmano. No entanto, apenas a candidata a vice-governadora da chapa, Jade Romero (MDB), compareceu ao local. (colaborou Vítor Magalhães)