Capitão Wagner promete manter e ampliar construção de areninhas caso eleito
Candidato considera que a política alcançou resultados exitosos, mas ressalta a necessidade de reforçar a segurança nos espaçosO candidato a governador Capitão Wagner (União Brasil) afirmou que, se eleito, vai manter e ampliar o programa de construção de areninhas nos municípios cearenses. Os equipamentos, segundo ele, provaram ser uma política pública exitosa para a inclusão social de jovens e adolescentes por meio do esporte. Apesar disso, Wagner considera que os espaços ainda não são adequadamente usufruídos pelo público alvo devido à falta de segurança.
“A areninha é um equipamento social importante, deu certo, é uma política pública que se, nós garantirmos a segurança desses equipamentos aos pais e aos jovens que frequentam esses espaços, de que o espaço vai estar preservado, isso vai gerar uma adesão ainda maior”, declarou Wagner ao O POVO logo após participar de comício em Paracuru, no litoral leste cearense, na noite desta quinta-feira, 18.
Ele ainda pontuou que, em um eventual governo seu, as areninhas seriam transformadas em complexos esportivos, com mais opções de modalidades. Hoje, os espaços são utilizados, principalmente, para a prática de futebol society.
“A gente quer ampliar as modalidades esportivas que vão ser praticadas, construindo outros equipamentos ao lado das areninhas, como pista de atletismo, tatames e até piscinas públicas para que esses jovens tenham acesso à prática de diversos esportes”, sugeriu o candidato.
A construção das areninhas no Ceará teve início em 2014, primeiramente como uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza. Posteriormente, foi expandida pelo Governo do Estado na gestão Cid Gomes (PDT) e mantida pelo seu sucessor, Camilo Santana (PT). As obras são realizadas por meio de parcerias entre o Estado e as prefeituras.
Ao todo, 277 equipamentos do tipo já foram instalados nos municípios cearenses, sendo 103 apenas na Capital. Em setembro do ano passado, o Governo havia projetado que o número de areninhas construídas no Estado chegaria a 600 até o fim de 2022.
É + que streaming. É arte, cultura e história.