Luizianne chama Roberto Cláudio de "embuste" e diz que ele venceu com compra de voto

Ex-prefeita e deputada federal rebateu declarações do candidato ao Governo do Estado sobre políticas de Segurança e Educação implementadas na sua gestão

10:17 | Ago. 16, 2022

Por: Luciano Cesário
Luizianne Lins se manifesta após movimentações de petista para trazer Evandro Leitão para o PT (foto: Aurélio Alves)

A deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) reagiu às críticas do candidato ao Governo do Ceará Roberto Cláudio (PDT) em relação às políticas de educação e segurança pública implementadas na gestão da petista, entre 2005 e 2012. “O Roberto Cláudio é um grande embuste”, respondeu ela ao ser questionada pelo O POVO sobre a fala do pedetista.

Durante participação no programa Jogo Político, nesta segunda-feira, 15, RC afirmou que a ex-prefeita “deixou a educação de Fortaleza em penúltimo lugar no Estado inteiro, sem tempo integral, sem vagas de creche”. O candidato associou o que ele considera falhas da gestão ao adversário, Elmano Freitas (PT), que atuou como secretário de Educação no Governo Luizianne.

Em resposta, a petista fez um comparativo da gestão dela com a de Roberto Cláudio, que o sucedeu na administração municipal. “Na verdade, nós fizemos 81 escolas, ele fez 39 escolas. Não sei de onde ele tira toda essa avaliação”.

Luizianne ainda relembrou a disputa pela Prefeitura de 2012, em que RC saiu vitorioso no segundo turno diante de Elmano, candidato apoiado por ela. Ela fez graves acusações contra o pedetista. “Se não fosse a máquina do Estado, uma megaestrutura, compra de votos, uma coisa muito grave que aconteceu naquela eleição, ele tinha perdido para o Elmano”, afirmou.

No Jogo Político, Roberto Cláudio também disse que a antecessora “desestruturou os efetivos da Guarda Municipal" e que não havia política de segurança além do patrulhamento de prédios públicos.

A petista rebateu as críticas citando ações de valorização profissional da corporação. “Eu acho que tem que se perguntar aos guardas municipais, que tiveram pela primeira vez na vida um plano de cargo, carreira e salários, tiveram mais de 100% de aumento nos seus salários”, disse.

Segundo Luizianne, as recentes declarações de RC indicam que o pedetista pretende usar “narrativas falsas” para atacar a candidatura de Elmano. “Mas a campanha vai ser importante para a gente dizer exatamente quem é Roberto Cláudio e o que ele fez, porque se ele fez alguma coisa, eu deixei tudo pronto para ser feito”, afirmou a ex-prefeita.