Cassado, Genecias desiste da reeleição e lança filho como deputado
Matheus Noronha, de 24 anos, foi apresentado como candidato a deputado federal pelo pai para as eleições de outubro
15:21 | Ago. 13, 2022
Com o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), o deputado federal Genecias Noronha (PL) desistiu de concorrer à reeleição e lançou a candidatura do filho, Matheus Noronha (PL), de 24 anos, ao mesmo cargo.
A esposa de Genecias, a deputada estadual Aderlânia Noronha (SD), cassada pelo TRE-CE no mesmo processo que envolve o marido, também abriu mão de disputar as eleições de outubro.
Os dois, no entanto, permanecem nos cargos enquanto aguardam julgamentos de recursos.
A incerteza sobre o resultado das apelações pesou para as desistências do casal. Embora pudessem concorrer com registro sob judice, eles poderiam nem assumir os mandatos caso fossem reeleitos.
Emplacar o nome do filho, estreante na política, foi a solução encontrada por Genecias e Aderlânia para manter o núcleo familiar em espaços de poder.
Veja as últimas definições nas eleições no Ceará e a disputa por prefeitos
Nas eleições de 2018 Genecias foi reeleito para o legislativo federal com 113.030 votos, o 11º entre as 22 vagas cearenses na Câmara.
Ele está no terceiro mandato consecutivo. Já a esposa, na disputa por uma cadeira na Assembleia, obteve 66.053 votos.
Em 2020, dois anos após as eleições, os dois foram condenados por abuso de poder político e econômico por 6x1 em julgamento realizado pelo pleno do TRE-CE.
Os desembargadores entenderam que o casal se beneficiou eleitoralmente de ações institucionais da Prefeitura de Parambu, administrada por aliados dos parlamentares.
A mesma condenação — de cassação dos mandatos— também se estendeu ao então prefeito, Raimundo Noronha, e ao seu vice, Luiz Alves Noronha.
Ambos não disputaram as eleições de 2020, mas o eleito para o executivo municipal foi Romulo Noronha, também parente do casal.