Sarto sobre votar em Amarílio ou Camilo para Senado: "Vou definir o voto no momento oportuno"

Amarílio foi escolhido postulante a senador na chapa liderada pelo ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT)

17:48 | Ago. 11, 2022

Por: Carlos Holanda
Prefeito de Fortaleza, José Sarto (foto: FCO FONTENELE)

Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) é apoiador de primeira hora do candidato do PDT a governador, Roberto Cláudio. Porém, quanto a acompanhar a chapa no voto para senador, ele ainda é reticente. Sarto foi questionado em entrevista coletiva se votará no ex-governador Camilo Santana (PT) ou no empresário Amarílio Macedo (PSDB), com nomes postos para o Senado Federal, ao que respondeu: "O voto é secreto".

Amarílio foi escolhido postulante a senador na chapa liderada pelo ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), que tentará chegar ao Palácio da Abolição, após rompimento da aliança entre PT e PDT no Ceará. A candidatura de Macedo está em suspenso desde que Chiquinho Feitosa retomou o comando do PSDB cearense via decisão liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A postulação de Macedo, então, está anulada até que o caso seja objeto de julgamento definitivo. Advogados do PSDB recorreram da decisão que favoreceu Chiquinho. "O voto é secreto", disse Sarto após pergunta do O POVO. Indagado se a resposta significa que recusa votar no candidato da chapa pedetista, ele disse: "Vou definir o meu voto no momento oportuno", resumiu.

A ideia de "chapa informal", ou seja, de votar em Roberto Cláudio para governador e em Camilo para senador é real para nomes do PDT, como evidenciou o deputado estadual Osmar Baquit (PDT).

“Tem muita gente do PDT que vai votar no Roberto Cláudio (para o Governo), mas que quer votar no Camilo (para o Senado), principalmente os deputados e também alguns prefeitos. E aí, nós vamos ser impedidos ou não de votar no Camilo? Eu quero votar nele”, afirmou Baquit, conforme noticiado por O POVO em 3 de agosto. 

“O PDT vai aceitar que eu e outros colegas votem (no Camilo) abertamente? Essa pergunta eu fiz ao Roberto Cláudio”. Questionado por O POVO sobre qual teria sido o retorno, ele respondeui que RC não descartou a possibilidade. Para o deputado, a questão já deveria estar sendo tratada de forma oficial pelo diretório estadual do partido.