Quem é Jade Romero, candidata a vice na chapa com Elmano Freitas

Romero já foi secretária de Participação Popular em Fortaleza e secretária-executiva de Esporte no Governo do Estado

16:47 | Ago. 09, 2022

Por: Deusdedit Neto
Jade Romero é a vice na chapa encabeçada pelo PT ao Palácio da Abolição (foto: Reprodução / Instagram Jade Romero)

Jade Afonso Romero (MDB) foi anunciada nesta terça-feira, 9, como candidata a vice-governadora na chapa de Elmano Freitas (PT). Mestranda em administração pública pela Universidade de Lisboa, a emedebista foi secretária executiva de Esporte no governo de Camilo Santana (PT), onde reforçou a bandeira do futebol feminino e do esporte paralímpico no Ceará.

Especialista em políticas públicas, a candidata já esteve no comando da secretaria Municipal de Participação Popular em Fortaleza e representou o Brasil na reunião jovem dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), realizado em 2017 na Rússia.

O currículo de Romero dentro do partido é ainda maior, onde sua atuação é vista como muito ativa, especialmente em pautas relacionadas à juventude.

Ela foi presidente de juventude do partido no Ceará e presidente do MBD Mulher, além de ter sido membro da executiva de Juventude do MDB nacional e conselheira de Juventude. Em 2018, Jade participou da Oficina de Jovens Líderes da América Latina, à convite do governo da China.

Jade é casada com o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, e mãe de dois filhos.

Novo nome

Jade Romero não foi a primeira opção do MDB para compor a chapa ao Palácio da Abolição como vice de Elmano (PT). Inicialmente, a escolhida foi a fisioterapeuta Renata Almeida, também do MDB. Entretanto, ela desistiu da candidatura após alegar ter sofrido "série de ataques" nas redes sociais.

"Lamento muito mas, para proteger meus filhos e minha família, minha decisão de saída é em caráter definitivo", disse Renata à época. O anúncio da candidatura de Jade como vice-governadora foi feito em conjunto por Elmano (PT) e Camilo Santana (PT) em suas redes sociais.