Ala pró-PT volta ao comando do Pros nacional e partido deve voltar a apoiar Elmano

Reviravolta ocorre a poucas horas do enceramento do prazo definido pela Justiça Eleitoral para os partidos realizarem convenção

19:44 | Ago. 05, 2022

Por: Luciano Cesário
Eurípedes Júnior, favorável à aliança do Pros com a chapa Lula-Alckmin, reassume comando do partido (foto: DataDoc)

Decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, publicada na tarde desta sexta-feira, 5, determina que o comando nacional do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) seja devolvido a Eurípedes Júnior, afastado do cargo de presidente pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na última quarta-feira, 3.

A mudança, a poucas horas do fim do prazo limite para a realização das convenções partidárias — a se encerrar às 23h59min de hoje–, tem impacto no cenário eleitoral do Ceará. Eurípedes lidera a ala dentro do Pros que é favorável à aliança do partido com o PT em apoio à candidatura da chapa Lula-Alckmin. A configuração inviabilizaria a presença do Pros na chapa do candidato ao Governo do Estado Capitão Wagner (UB).

No Ceará, o partido passou a ser presidido por Adilson Pinheiro – da ala pró-Wagner – logo após Eurípedes ser afastado do comando nacional, na última quarta. Antes, sob a presidência de Otoni Lopes, o diretório havia anunciado apoio a Elmano Freitas (PT). Com a decisão do STJ, Lopes foi destituído do cargo estadual automaticamente. Com a nova reviravolta, Lopes reassume o partido e deve restituir o apoio a Elmano.