PSDB recua de apoio a RC e declara neutralidade na disputa pelo Governo

Na última segunda-feira, 1º, o senador Tasso Jereissati havia anunciado o apoio do PSDB a RC, sigla que estava sendo disputada por PDT e PT

17:01 | Ago. 04, 2022

Por: Ítalo Coriolano
Confusão marcou convenção do PSDB, anulada e depois remarcada (foto: Divulgação/PSDB)

O PSDB do Ceará, que formar federação com o Cidadania, desistiu de apoiar a candidatura do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) ao Governo do Estado. Durante convenção conjunta, realizada na tarde desta quinta-feira, 4, as siglas optaram pela neutralidade tanto na disputa ao Palácio da Abolição como ao Senado.

Na última segunda-feira, 1º, o senador Tasso Jereissati havia anunciado o apoio do PSDB a RC, sigla que estava sendo disputada por PDT e PT.

O ex-governador Camilo Santana (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegaram a atuar pelo apoio de Tasso e dos tucanos, mas o senador optou pelo candidato do amigo de longa data Ciro Gomes (PDT). Opresidente do PSDB, Chiquinho Feitosa, chegou a participar de reunião de Camilo com grupo de partidos, mas foi desautorizado nas negociações. Ele era cotado para ser suplente na candidatura de Camilo ao Senado.

Na convenção desta quinta, Chiquinho colocou a questão em votação. Dos 11 membros que fazem parte do colegiado, 7 já votaram pela neutralidade. A expectativa da federação é eleger dois deputados federais e três deputados estaduais.