Enterro do pai de Elmano em Baturité reúne Camilo, Luizianne e deputados estaduais

Seu Odilon morreu vítima de um infarto no dia em que o filho foi lançado candidato a governador

Acontece nesta manhã de domingo, 31, em Baturité, interior do Ceará, o sepultamento de Francisco Feitosa da Costa, pai de Elmano de Freitas (PT). Seu Odilon, como era conhecido, morreu vítima de um infarto, aos 93 anos. O pai de Elmano faleceu no dia em que ele foi lançado candidato ao governo do Estado, durante convenção do partido, em Fortaleza.

Algumas figuras políticas próximas de Elmano estão presentes no enterro, como o ex-governador Camilo Santana (PT), a deputada federal Luizianne Lins (PT), o deputado estadual Acrísio Sena (PT), deputado estadual Fernando Santana (PT), o líder do governo na Assembleia, deputado Júlio Cesar Filho (PT), dentre outros colegas partidários, além do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT). A governadora do Estado, Izolda Cela (sem partido), não esteve presente no funeral, mas enviou uma coroa de flores em seu nome e de seu marido, Veveu Arruda. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Elano Freitas, um dos filhos de Francisco Feitosa, contou a relação de Seu Odilon com a cidade de Baturité, onde ocorre o sepultamento.

“Ele gostava muito daqui de Baturité, mais do que gostar de Baturité, ele gostava mesmo era da área rural, ele queria estar na fazenda, no sítio. Era um homem do campo, ele sempre gostou desse tipo de vida, gostava das pessoas que viviam lá, um pessoal muito vinculado a essa área”, diz.

Os encontros com o pai, segundo Elano, ocorriam de forma periódica em Baturité. “Umas semanas atrás, eu conversando com ele, ele olhou assim pra mim e disse: filho, eu fui muito feliz, comentando e derramando uma lágrima assim. Eu até falei assim: não pai, o senhor ainda tem muitos anos pela frente. Ele disse: não, mas eu não tenho mais força, mas o que importa é que já fui muito feliz nessa vida”, conta.

Elano fala que desde quando era criança seu pai tinha uma máxima que sempre dizia: “faça o bem a quem você puder, perdoe algum mal que lhe causaram e cuide de cuidar da vida, esse é o caminho”. “Esse é o meu pai, viveu muito bem, era um ser humano como qualquer um de nós, mas uma pessoa que eu tenho muito orgulho de ter sido filho dele”, detalha.

Após o velório, familiares, amigos e políticos seguiram em procissão pelas ruas de Baturite em direção ao cemitério da cidade.

Durante o trajeto, a canção “Cabelos Brancos”, de Herivelto Martins, foi cantada à capela. Camilo, então, perguntou a Elmano se Odilon gostava da canção. “Demais”, respondeu o candidato.

À reportagem, uma mulher, que não quis ter seu nome identificado, revelou que Odilon era um “homem muito bom, justo e respeitador”.

“Não haverá outro homem igual a ele. Seu Odilon é sem igual”, pontuou a mulher que conheceu o pai de Elmano durante a infância.

Prefeitura de Baturité decreta luto de três dias por morte do pai de Elmano

O prefeito de Baturité, Herberlh Mota, decretou luto de três dias em sinal de pesar pela morte de Seu Odilon. "Considerando os inestimáveis trabalhos dedicados dedicados ao desenvolvimento da Agricultura em nossa Cidade e Região, no decorrer de sua vida", traz a nota divulgada pela Prefeitura, assinada no dia 30 e válida a partir da data da publicação.

Com informações do repórter Deusdedit Neto

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

velorio pai elmano elmano de freitas morte pai elmano seu odilon elmano eleicoes 2022

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar