Pesquisa Ipespe sobre eleições no Ceará será divulgada nesta semana pelo O POVO
A pesquisa será a primeira após o fim da aliança entre PDT e PT. Além da eleição para governador, o Ipespe mostrará o cenário da disputa pelo Senado e para presidente da República
13:55 | Jul. 31, 2022
A primeira pesquisa Ipespe sobre as eleições no Ceará será divulgada na próxima quinta-feira, 4, pelo O POVO. A consulta irá ouvir os eleitores cearenses sobre as intenções de voto para governador, senador e presidente da República. Será a primeira pesquisa após o fim da aliança entre PDT e PT no Ceará.
Serão entrevistados mil eleitores do Estado do Ceará, por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança estimado é de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número CE-06152/2022.
Além da intenção de voto espontânea e estimulada, a pesquisa mostrará o grau de consolidação do voto, em quem os eleitores votariam com certeza, em quem poderiam votar e em quem não votariam de jeito nenhum. O levantamento trará ainda a segunda opção dos eleitores caso mudem de candidato.
Outro dado presente será a avaliação dos governos do presidente Jair Bolsonaro (PL) e da governadora Izolda Cela (PDT).
Leia mais
Apoios
O Ipespe também irá medir a influência no voto do eleitor cearense dos apoios de Bolsonaro, do ex-presidente Lula, do ex-governador Ciro Gomes (PDT), do ex-governador Camilo Santana (PT), de Izolda e do senador Cid Gomes (PDT).
A pesquisa irá abranger outros debates da conjuntura política e questões que podem influenciar o voto, como inflação, preço dos combustíveis, Auxílio Brasil e confiança na urna eletrônica. Será questionado se o eleitor se identifica como de direita ou de esquerda e o interesse na eleição. A pesquisa apontará ainda quais os principais problemas aos quais quem for eleito para governar o Ceará deve se dedicar.
Leia mais
Perfis
Com base nos dados do IBGE, Pnad 2015 e do TSE, o perfil dos eleitores entrevistados é de 47% de homens e 53% de mulheres. Na faixa de idade de 16 a 24 anos estarão concentradas 15% das entrevistas; 42% no segmento de 25 a 44 anos; 23% de 45 a 59 anos e 19% com 60 anos ou mais.
Quanto à escolaridade, 45% dos entrevistados têm até ensino fundamental, 42% têm ensino médio e13% com ensino superior. No recorte de renda familiar, 60% estão na faixa com até dois salários mínimos, 30% com dois a cinco salários mínimos e 10% acima de cinco salários mínimos.
O instituto
A pesquisa será realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), há 36 anos em atuação no mercado nacional e internacional e um dos mais respeitados órgãos de pesquisa de opinião no Brasil.
O Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda, doutor em Ciência Política, autor de 11 livros, entre eles Democracia nas Urnas. Lavareda foi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.
"O voto dos cearenses, a campanha eleitoral, a relação entre a disputa nacional e a eleição estadual, tudo isso e muito mais será acompanhado pelas pesquisas do Ipespe, com primeira divulgação nessa quinta", disse Lavareda, presidente do Conselho Científico do instituto.
O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.