Vice-líder de Sarto, Leo Couto contraria PSB e anuncia apoio a Elmano para governador

Nesta quarta-feira, 27, o PSB oficializou aliança com Roberto Cláudio (PDT) na disputa pelo Palácio da Abolição, defendida pelo presidente estadual do PSB, deputado Denis Bezerra

12:33 | Jul. 28, 2022

Por: Filipe Pereira
LEO COUTO é vereador de Fortaleza pelo PSB (foto: Érika Fonseca/CMFor)

O presidente do PSB Fortaleza e vice-líder do governo José Sarto (PDT) na Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Leo Couto, emitiu nota, nesta quinta-feira, em defesa da candidatura do deputado estadual Elmano de Freitas (PT) ao Governo do Ceará. Com isso, o parlamentar contraria a posição do seu partido, que nesta quarta-feira, 27, oficializou aliança com Roberto Cláudio (PDT) na disputa pelo Palácio da Abolição, defendida pelo presidente estadual do PSB, deputado Denis Bezerra. 

“Minha vida, pessoal e política, sempre foi pautada pela verdade e coerência. Quem conhece um pouco da minha história sabe que se estou aqui hoje devo muito ao ex-governador Camilo Santana, a quem tenho admiração e respeito. Tenho total ciência de que divergências são normais na política, hoje, infelizmente nosso grupo seguiu por caminhos distintos e tivemos que, com coerência e muita lucidez, escolher o caminho que iremos trilhar a partir de agora, afinal por trás de grandes homens, sempre existem grandes responsabilidades”, declarou o vereador. 

 

Na nota, ele afirma que deve continuar trabalhando ao lado de Sarto na Prefeitura de Fortaleza, e que possui gratidão por Camilo Santana e Cid Gomes, ambos do PDT. Ao final, Couto acrescenta: "Vamos seguir caminhando com Elmano para governador". 

A posição é resultado do racha na aliança governista. Há divisões internas até mesmo nos partidos que anunciaram apoio a RC, como PSB e o próprio PDT. Com a liderança de Camilo, petistas tentam costurar apoio de membros de siglas que hoje compõem o arco do ex-prefeito de Fortaleza. 

Nesta semana, a governadora Izolda Cela (sem partido) decidiu se desfiliar do PDT após o rompimento. Nesta quinta-feira, 28, o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e prefeito de Chorozinho, Dr. Júnior Menezes, também anunciou que vai abandonar o partido.

Ainda na sigla, o prefeito de Barbalha, Dr. Guilherme (PDT), compartilhou nas redes sociais uma defesa ao candidato do PT a governador. Na publicação, divulgada nesta quarta, ele reproduziu uma foto divulgada por Camilo em que o petista aparece ao lado de Elmano e do ex-presidente Lula.