Em convenção, PSB defende chapa Lula-Roberto Cláudio e desiste de Ciro
No início do ano, o presidente da sigla, deputado Denis Bezerra, defendia apoio a Ciro Gomes no Ceará, independente da decisão nacional do PSBO presidente estadual do PSB, deputado Denis Bezerra, defendeu nesta quarta-feira, 27, durante convenção do partido, apoio às candidaturas de Lula (PT) para presidente e de Roberto Cláudio (PDT) para governador. "Nós vamos respeitar a decisão nacional de ir com a chapa Lula-Alckmin no primeiro turno. Para Governo do Estado do Ceará eu já falei, nós vamos com o PDT, respeitando as decisões. O Roberto Cláudio vai ser nosso governador e nós vamos estar juntos", afirmou.
Durante o evento de hoje, um locutor chegou a defender a dobradinha "Lula lá, RC cá", que remete a um a slogan de sucesso nas eleições de 2002: "Lula lá e José Airton cá". O petista perdeu por uma diferença de pouco mais de três mil votos para Lúcio Alcântara, que estava no PSDB.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em relação às eleições presidenciais, Denis mudou de posição. No início do ano, durante entrevista ao programa Jogo Político, o parlamentar defendeu apoio à candidatura do ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Segundo ele, o pedetista seria mais apto a ocupar o cargo de presidente da República. Disse ainda que o apoiaria mesmo que seu partido, o PSB, optasse por Lula.
"Estamos tendo conversas com o PT, ele não está descartado, e com o PDT. Então está todo mundo pensando nesse plano principal. Mas a minha opção para o Brasil seria o Ciro", destacou o deputado em janeiro deste ano.
Sobre a defesa da candidatura presidencial pedetista, quando ainda não havia rompimento da base no Ceará, Bezerra completou: "O PSB está dentro do arco de aliança tanto do PT quanto do PDT. No plano nacional temos algumas divergências, mas eu comuniquei na direção nacional do partido que numa eventual federação do PT continuarei votando no Ciro por convicções pessoais". Para ele, o ex-ministro possuiria maior "capacidade técnica e história política" e que "com certeza faria excelente governo".
No âmbito local, o PSB virou alvo de disputa entre o PDT de Roberto Cláudio e o PT de Elmano de Freitas, nome escolhido pelo partido para concorrer ao Governo do Estado. O ex-governador Camilo Santana (PT) chegou a ir a Brasília para tentar tirar o PSB da aliança de RC, mas acabou não tendo êxito. Denis Bezerra informou nesta quarta que o partido continua ao lado do ex-prefeito de Fortaleza.
com informações do repórter Filipe Pereira