Pesquisa XP/Ipespe: Lula tem 44%; Bolsonaro tem 35% e Ciro, 9%
Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) registraram 2%, cada. Aqueles que afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados somam 5%
10:31 | Jul. 25, 2022
Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta segunda-feira, 25, mostra o ex-presidente Lula liderando a disputa presidencial. O petista tem 44% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) que tem 35% da preferência do eleitorado e pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT) que tem 9%.
Comparando com a última pesquisa do instituto, divulgada em junho, o cenário é de estabilidade. No mês passado, Lula liderava com 45% contra 34% de Bolsonaro. Portanto, a nova pesquisam mostra uma oscilação dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Simone Tebet (MDB) tem 4%, seguida de André Janones (2%) Pablo Marçal (1%) e Felipe D’Ávila (1%). Aqueles que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos, os que não souberam ou não responderam e os que vão votar em branco ou nulo somam 5%.
Pesquisa XP/Ipespe
Lula (PT): 44%
Bolsonaro (PL): 35%
Ciro (PDT): 9%
Tebet (MDB): 4%
Janones (Avante): 2%
Marçal (Pros): 1%
Felipe D’Ávila (Novo): 1%
Nenhum, Brancos e nulos, Não sabe ou não respondeu: 5%
A pesquisa realizou duas mil entrevistas telefônicas, entre os dias 20 e 22 de julho, em todo o País. O um intervalo de confiança do levantamento é de 95,5% e a margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais. O protocolo de registro na Justiça Eleitoral é o BR-08220/2022.
José Maria Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Luciano Bivar (União Brasil) e Leonardo Péricles (UP) foram citados, mas não chegaram a 1% de citações.
Agregador
A plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do Grupo O POVO lançou o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. O objetivo da nova ferramenta é proporcionar ao leitor uma compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.
Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.
Inicialmente, a corrida rumo à Presidência da República será o foco do Agregador de Pesquisas O POVO, que em breve trará também os cenários da disputa ao Governo do Ceará e ao Senado Federal. As eleições de outros estados também serão retratadas pela ferramenta.
O projeto foi desenvolvido pelo Data.Doc, o núcleo de dados do O POVO. Segundo a jornalista Thays Lavor, responsável pela coordenação e edição do material, a ideia nasceu de uma constatação de que é necessário criar meios para “facilitar a vida” do leitor. Sobretudo em um ano em que ele vai às urnas.