Luizianne e Guimarães voltam a se colocar como opções para disputar governo
O PT considerou rompida a aliança e discute com aliados o que será feito
19:17 | Jul. 19, 2022
Na reunião em que o PT aprovou resolução de rompimento com o PDT, a deputada federal Luizianne Lins e o colega dela, José Guimarães, voltaram a se colocar como alternativas para concorrer ao Governo do Estado. Outros nomes cogitados, com os deputados estaduais Elmano de Freitas e Fernando Santana.
Na tarde desta terça-feira, 19, o diretório estadual do PT aprovou resolução na qual considera que o PDT rompeu a aliança entre os partidos no Ceará, de forma unilateral. Diz o texto: "Prevaleceu a arrogância, o capricho e a expressão de mando que subjugou os interesses dos cearenses à obsessão de poder de um só."
Leia mais
O presidente estadual do PT, Antônio Filho, o Conin, disse que será debatido com outras siglas o rumo do partido na eleição. "O PT a partir de agora vai dialogar com os partidos que também foram excluídos desse processo para definir nosso caminho", afirmou o presidente petista. São esperados na conversa MDB, Progressistas, PCdoB e PV.
O ex-governador Camilo Santana (PT) participou remotamente da reunião e deu aval à decisão. "O governador expressou sua concordância com a nossa resolução. Reiterou seu compromisso com o PT, disse que está firme com o PT e expressou para o diretório o alinhamento da posição do PT com a sua posição", afirmou Conin.
Questionado sobre se poderia haver retomada do diálogo com o PDT, Conin reforçou que o rompimento, no entender do PT, partiu dos pedetistas. "Quem teria que se manifestar sobre isso são os que fizeram a opção de caminhar sozinhos", disse.
Com informações de Henrique Araújo